UOL Esporte Últimas Notícias
 
REUTERS/Eric Gaillard

Lance Armstrong pedala durante sua última Volta da França no último mês de julho

04/09/2010 - 02h55

Landis volta a acusar Lance Armstrong de ter se dopado e vai à Justiça

Da EFE
Em Madri (ESP)

Os escândalos de doping no ciclismo voltaram à tona nos Estados Unidos depois que o The Wall Street Journal informou que o ex-corredor Floyd Landis apresentou um processo federal em nome do Governo que envolve seu ex-companheiro de equipe Lance Armstrong.

CONTRA-ATAQUE

(Landis) é um mentiroso, um impostor em níveis épicos e um vigarista que arrecadou quase um milhão de dólares de seus torcedores leais com base em suas mentiras

Mark Fabiani, porta-voz de Armstrong, respondendo ao processo

Landis, que acusou Armstrong de doping, disse que o vencedor de sete Voltas da França se dopava quando era membro da equipe U.S. Postal Service, pela qual competiram juntos.

Agora, segundo o The Wall Street Journal, apresentou um processo sob a lei federal de Declarações Falsas, que permite a qualquer cidadão processar em nome do Governo caso considerem que o país foi enganado.

Landis também ganhou a Volta da França, em 2006, mas perdeu seu título depois de acusar positivo em uma análise antidoping, e teve que "entregar" a famosa camisa amarela ao espanhol Oscar Pereiro.

Após anos negando o doping, há alguns meses admitiu que tomou drogas para melhorar o rendimento, e acusou Armstrong e outros de terem feito o mesmo.

O jornal americano atribuiu a informação a fontes anônimas e disse que o processo está selado, e por isso não se sabe exatamente o que Landis afirma.

Os cidadãos que apresentam este tipo de casos podem receber 30% dos fundos recebidos pelo Governo. Segundo a mesma fonte jornalística, o Departamento de Justiça estuda se vai intervir no caso.

Armstrong, que ganhou seus seis títulos na França quando corria pela equipe Postal, nega ter usado drogas não permitidas.

"A notícia de que Floyd Landis está nisto por dinheiro confirma tudo o que sabíamos sobre ele", afirmou o porta-voz de Armstrong, Mark Fabiani, em comunicado emitido sexta-feira à noite.

"Segundo ele mesmo admitiu, é um mentiroso, um impostor em níveis épicos e um vigarista que arrecadou quase um milhão de dólares de seus torcedores leais com base em suas mentiras".

Landis, de 34 anos, recebeu dinheiro de pessoas que o ajudaram a manter o processo legal para se defender do processo de doping quando venceu a Volta da França, em 2006.

 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host