UOL Esporte Últimas Notícias
 
06/09/2010 - 13h25

Dirigente francês é eleito novo presidente da Fiba

Da EFE
Em Istambul (TUR)
  • Bob Elphinston (direita) entrega a bola à Yvan Mainini, novo presidente da Fiba.

    Bob Elphinston (direita) entrega a bola à Yvan Mainini, novo presidente da Fiba.

O francês Yvan Mainini foi eleito nesta segunda-feira por unanimidade como novo presidente da Federação Internacional de Basquete (Fiba), durante o congresso mundial da entidade realizado em Istambul. Mainini, que ocupa a presidência da federação de basquete de seu país desde 1992, se disse "honrado pela confiança depositada" e afirmou que fará "todo o possível" por conseguir que tanto clubes como seleções "tenham o calendário que merecem".

Já o australiano Bob Elphinston continuará envolvido com as atividades da entidade, sendo o presidente da Fundação Internacional de Basquete (FBF). Além disso, ele retornará ao cargo de presidente da Fiba Oceania. Além disso, o novo presidente disse também ter como objetivo "descobrir novas vias de crescimento para o basquete", e louvou a gestão de seu antecessor, o francês Mainini.

No discurso de despedida, Elphinston fez um breve balanço de sua gestão no comando da Fiba. "Quando eu cheguei, minha meta era ajudar a dar continuidade ao crescimento da popularidade do jogo. Nós conseguimos fazer isso e a prova é que o basquetebol foi o segundo esporte mais assisstido dos Jogos Olímpicos de Pequim, atrás do atletismo", afirmou o australiano.

Mainini, de 65 anos, foi jogador e treinador, embora onde mais tenha se destacado tenha sido na arbitragem: entre 1973 e 1988, atuou em diversas competições internacionais.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host