UOL Esporte Últimas Notícias
 
13/10/2010 - 21h12

Para técnico da Polônia, Mundial de vôlei foi "o mais vergonhoso da história"

Da EFE
Em Buenos Aires (Argentina)

O técnico da seleção polonesa de vôlei, o argentino Daniel Castellani, fez nesta quarta-feira duras críticas ao Mundial disputado na Itália, encerrado no último domingo com o título do Brasil, e especificamente ao treinador da seleção brasileira Bernardinho.

"Foi o pior e o mais vergonhoso Mundial que o vôlei já teve. É uma lástima", disse Castellani à rádio Cadena Eco, de Buenos Aires.

Entre as várias polêmicas do torneio, a maior delas foi o jogo entre Brasil e Bulgária, em que os comandados de Bernardinho teriam perdido por 3 a 0 propositalmente para enfrentarem adversários teoricamente mais fracos na terceira fase.

"Bernardinho disse que (o levantador) Bruno estava com febre para a partida contra Bulgária. Se a fórmula indicasse que eles teriam que vencer, Bruno jogaria com febre. E se Murilo tivesse que jogar, jogaria. Mas se não te obrigam a ganhar, para que arriscar se perder te beneficia?", perguntou o técnico da Polônia.

Para o treinador argentino, a competição teria sido melhor e mais atraente caso o regulamento tivesse sido mais bem elaborado: "foi uma lástima ter acontecido isso, já que, no âmbito esportivo, foi o torneio mais equilibrado que houve na história".

Perguntado se a seleção brasileira merece algum tipo de punição, Castellani respondeu que a culpada pelo ocorrido é a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e preferiu eximir os brasileiros de uma punição.

"Quem deve ser punida é a FIVB, não as equipes. Nós nos adaptamos à fórmula que tivemos".

Já o técnico da seleção argentina, Javier Weber, considerou na terça-feira que o Brasil assumiu um papel ruim ao não atuar com força máxima contra os búlgaros.

"Uma equipe que ganhou tudo nos últimos dez anos se deixar ser derrotada com facilidade diante de 6 mil pessoas que se puseram de costas e atuar de forma ridícula é algo que não faz bem ao vôlei", criticou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host