Topo

Casillas lutará contra pobreza como Embaixador da Boa Vontade

Da EFE

Em Genebra (Suíça)

24/01/2011 19h25

O goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, Iker Casillas, se comprometeu a lutar contra a pobreza no mundo a partir de sua nomeação nesta segunda-feira como Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

"Agradeço a confiança que depositaram em mim e quero responder da melhor forma possível. Meus valores e minha educação vêm de quando era muito pequeno e agradeço meus pais por isso", afirmou Casillas, em entrevista coletiva em Genebra.

"Sei que é uma grande responsabilidade, mas também sei que estou capacitado para poder ajudar", acrescentou.

Antes, o campeão do mundo declarou: "Só trabalhando em equipe poderemos ganhar a batalha contra a pobreza, e estou orgulhoso de assumir meu compromisso pessoal com este trabalho".

Como parte de suas funções, Casillas se concentrará nas questões que afetam os jovens dos países em desenvolvimento e impulsionará a redução da pobreza, educação e saúde.

"A vida me deu tantas coisas boas que é preciso corresponder de alguma maneira à sociedade. Esta é uma decisão voluntária minha", afirmou em outro momento da entrevista coletiva.

O goleiro merengue já colaborou em iniciativas na luta contra a pobreza, como por exemplo, a organização de eventos esportivos destinados a arrecadar fundos para os doentes de malária do Mali, junto com o tenista Rafael Nadal.

Sobre sua nova responsabilidade como embaixador do Pnud, Casillas declarou: "Se no campo meu trabalho consiste em impedir que marquem gols, no Pnud terei que ajudar a marcá-los".

O goleiro se soma assim a outros oito embaixadores da Boa Vontade do Pnud: quatro jogadores, Ronaldo, Zidane, Didier Drogba e Marta; a tenista Maria Sharapova, o ator espanhol Antonio Banderas, a atriz japonesa Misako Konno e o príncipe herdeiro Haakon da Noruega.