Topo

Federação Francesa renova confiança em Blanc após escândalo de racismo

Da EFE

Em Paris (França)

12/05/2011 19h15

Depois de ter sido desculpado pelo Ministério de Esportes local, o técnico Laurent Blanc teve nesta quinta-feira a confiança em seu trabalho renovada por parte do Conselho da Federação Francesa de Futebol (FFF), após o escândalo de racismo vivido no país.

Segundo denúncias, o treinador estaria envolvido na criação de cotas para franceses nos centros de formação de atletas, em detrimento a jogadores nascidos na África.

Por outro lado, o Conselho indicou que estuda a abertura de processos disciplinares, mas evitou detalhar quem poderia ser alvo de punição para "respeitar o direito dos trabalhadores", segundo o presidente do organismo, Fernand Duchaussoy.

O que ficou definido pela federação é que eventuais sanções não serão aplicadas ao responsável pelo futebol em bairros pobres, Mohammed Belkacemi, autor da gravação de conversas entre dirigentes e técnicos sobre a possível instauração de cotas, durante uma reunião na qual Blanc estava presente. Além disso, o Conselho pediu desculpas a quem possa ter se sentido ofendido.

A investigação do Ministério de Esportes já tinha concluído que em nenhum momento foi apoiada "uma filosofia racista ou discriminatória, e sim foram empregadas palavras erradas e fora de lugar".