Topo

Atleta queniano, ouro em Pequim 2008, morre ao pular da varanda de casa

Triângulo amoroso pode estar por trás de morte de maratonista queniano Samuel Wanjiru  - Stringer/Reuters
Triângulo amoroso pode estar por trás de morte de maratonista queniano Samuel Wanjiru Imagem: Stringer/Reuters

Das agências internacionais

Nairóbi (Quênia)

16/05/2011 05h48

O queniano Samuel Wanjiru, campeão olímpico de maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, morreu esta madrugada após pular da varanda do último andar de sua casa, informou a polícia. Wanjiru, de 24 anos, morreu na localidade de Nyahururu, no centro do Quênia, em consequência dos ferimentos que sofreu ao cair.

O chefe de polícia da região, Jasper Ombati, disse que, pouco antes de saltar do terraço de sua casa, Wanjiru teve uma discussão com sua esposa, Triza Njeri, e que foi aberta uma investigação para determinar os detalhes do caso.

Ombati explicou que Wanjiru chegou em casa com uma amiga por volta das 23h, após uma reunião social, e pouco depois voltou sua esposa, com a qual teve uma discussão, antes que o atleta saltasse do terraço.

O chefe de polícia disse que está investigando a possibilidade de um triângulo amoroso estar por trás da morte de Wanjiru. De acordo com o policial, a esposa do atleta, Triza Njeri, o teria flagrado com outra mulher, trancado os dois no quarto e corrido para fora da casa. Então, ainda segundo Ombati, o maratonista teria saltado. A polícia afirmou que tanto Triza quanto a outra mulher estão colaborando nas investigações.

O desportista tinha tido recentemente problemas com a justiça e com sua esposa, que chegou a denunciá-lo por ameaças, embora posteriormente tenha retirado as acusações. o atleta também foi denunciado por portar um rifle AK-47.

Após saber de seu falecimento, várias pessoas se concentraram nas imediações do hospital de Nyahururu, para onde foi levado seu corpo. “A morte de Wanjiru não é apenas uma perda para sua família e amigos, mas para o Quênia e para toda a fraternidade de atletas”, disse o primeiro-ministro Raila Odinga.