Topo

IAAF anuncia que todos os atletas passarão por exames de sangue no mundial

LaShawn Merritt, campeão olímpico dos 400 m, foi pego em antidoping - REUTERS/Kai Pfaffenbach
LaShawn Merritt, campeão olímpico dos 400 m, foi pego em antidoping Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Da EFE

Em Madri (Espanha)

11/08/2011 07h39

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou que adotará "um programa antidoping sem precedentes" no próximo campeonato mundial que será disputado em Daegu, na Coreia do Sul, de 27 de agosto a 4 de setembro, no qual todos os atletas inscritos passarão por exames de sangue.

Como informou a IAAF em comunicado, o programa se somará aos controles frequentes de doping feitos em campeonatos mundiais e que em Daegu contempla realizar 500 análises de urina tanto em competição quanto fora dela.

As mostras de sangue serão feitas em um prédio construído próximo à vila dos atletas e o programa será conduzido em conjunto com o laboratório de Lausanne (LAD), a Agência Mundial Antidoping (AMA), o comitê organizador local de Daegu, a agência antidoping da Coreia e o centro de doping do Instituto de Ciência e Tecnologia de Coreia.

A IAAF explicou que as mostras recolhidas serão analisadas pelo laboratório de Lausanne em Daegu para fazer um primeiro controle hematológico e depois, ao fim da competição, em Lausanne para posteriores análises.

Os controles do laboratório suíço vão verificar os parâmetros relevantes do perfil individual de cada atleta, método que a IAAF considera como ferramenta chave na luta contra o doping.

"Será a primeira vez que uma população heterogênea de 2 mil atletas de elite competindo em um evento esportivo importante será submetida à análise de sangue nas mesmas condições e dentro do mesmo período", assinalou a IAAF.