Topo

Espanhóis situam seleção brasileira como favorita ao título da Copa

Emocionado, Timothy Bradley exibe cinturão de campeão dos meio-médios - EFE/David de la Paz
Emocionado, Timothy Bradley exibe cinturão de campeão dos meio-médios Imagem: EFE/David de la Paz

11/06/2012 02h56

Madri, 11 jun (EFE).- As enquetes vinculadas aos principais jornais da Espanha revelaram que um em cada quatro espanhóis acredita na conquista do bicampeonato da Copa do Mundo por parte da equipe comandada por Vicente Del Bosque, embora a seleção brasileira apareça como a principal favorita.

"Apesar de não serem estudos científicos, são indicadores do estado geral da opinião pública, e a tendência aponta que um em cada quatro espanhóis acredita que a Espanha ganhará a Copa, embora o Brasil apareça acima da seleção nacional", explicou a Fundação Marcet em comunicado.

"As condições que existiam há 4 anos, quando a Espanha venceu a Holanda na final da Copa da África do Sul, seguem vigentes na atualidade e, inclusive, são melhores. Neste aspecto, o maior desafio é o Brasil, que, além de ser o dono da casa, joga um futebol de triangulações que sempre consegue anular seus adversários", analisou o ex-jogador Xavier Marcet.

Apesar da maioria dos entrevistados apontar para um triunfo da seleção do atacante Neymar, do Barcelona, Argentina e Alemanha também aparecem entre as favoritas dos espanhóis.

Desta forma, segundo os dados apresentados, a empresa de consultoria Goldman Sachs assegura que o "Brasil tem 48% de possibilidades de êxito; seguindo de Argentina (14,1%), Alemanha (11,4%) e Espanha (9,8%)".

Pelo nível de seus jogadores, os índices de participação, a população e a experiência de cada equipe, a pesquisa apresentada pelo site "Breakingviews" aponta a Alemanha como principal favorita, enquanto Bélgica, Colômbia e Chile aparecem como as grandes surpresas.