Topo

Nigéria apronta de novo e elimina favorita Grécia no Pré-Olímpico de basquete

Da EFE

Em Caracas (Venezuela)

06/07/2012 19h02

A seleção da Nigéria surpreendeu nesta sexta-feira ao derrotar a favorita Grécia por 80 a 79 e se classificar para as semifinais do Pré-Olímpico de Basquete, que é disputado em Caracas, na Venezuela.

Na disputa por um lugar na final, os nigerianos terão como adversária a Rússia, que hoje eliminou Angola ao vencer por 80 a 65. Quem vencer o confronto garantirá vaga nos Jogos de Londres.

A Grécia, quinta colocada em Pequim 2008 e que estava invicta na primeira fase, encontrou uma aguerrida seleção nigeriana, que na fase de grupos já havia dado sinais de força ao bater a Lituânia.

Após um belo início dos gregos, a Nigéria, comandada pelo armador Anthony Skinn, conseguiu terminar o primeiro quarto com um empate em 21 pontos.

A equipe grega voltou a abrir oito pontos de vantagem no início do segundo quarto, mas a Nigéria conseguia se aproximar com frequência, no entanto, sem tomar a liderança no placar.

Liderados pelo ala-armador Vassilis Spanoulis, os gregos terminaram o segundo quarto com 12 pontos de vantagem (42 a 30) e foram tranquilos para o intervalo de jogo.

A partir daí, a equipe grega se desconcentrou e começou a cometer vários desperdicios de bola, o que fez com que a diferença ao fim do terceiro quarto fosse reduzida para apenas seis pontos, com um placar de 56 a 50 para os gregos.

Com um ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra, as 'Águias Verdes' empataram o confronto em 65 pontos com cinco minutos para o fim da partida.

Nos segundos finais, a Nigéria contou com a participação decisiva de Ade Dagunduro, que fez uma boa jogada e converteu os lances livres faltando três segundos para o fim, virando o placar e dando a histórica vitória para os africanos por 80 a 79.

O ala-pivô Ike Diogu foi o cestinha da Nigéria, com 17 pontos, e o grego Vassilis Spanoulis foi cestinha da partida, com 25.

Ficha técnica:

Grécia: Printezis (10), Bourousis (18), Spanoulis (25), Calathes (3), Papanikolaou (8). Reservas: Zisis (2), Fotsis (2), Kaimakoglou (0), Mavroeidis (6), Mantzaris (1), Bramos (4). Técnico: Illias Zouros.

Nigéria: Diogu (17), Al-Farouq Aminu (13), Oyedeji (2) Obasohan (7), Skinn (6). Reservas: Ibekwe (0), Archibong (2), Oguchi (10), Dagunduro (14), Alade Aminu (9), Ugboaja (0). Técnico: Ayo Bakare.

Árbitros: Vicente Bulto (ESP), Juan José Fernández (ARG) e Robertos Oliveros (VEN).

Excluído por faltas: Al-Farouq Aminu (Nigéria).