Topo

Federer segue líder antes do Aberto dos EUA, e Bellucci mantém 40º lugar no ranking

Roger Federer chega ao Aberto dos EUA com vantagem na liderança do ranking - REUTERS/John Sommers II
Roger Federer chega ao Aberto dos EUA com vantagem na liderança do ranking Imagem: REUTERS/John Sommers II

Da EFE, em Madri

27/08/2012 06h40

O suíço Roger Federer continua mais uma semana como número um do ranking da ATP e já supera 293 semanas à frente da classificação, justo antes do começo do Aberto dos Estados Unidos, quarto e último Grand Slam da temporada.

Federer, ganhador de cinco edições deste famoso torneio, terá como máximo rival o número dois do ranking e atual campeão do mesmo, o sérvio Novak Djokovic.

A diferença entre os dois foi mantida na última semana, já que os dois líderes do ranking não entraram em quadra no torneio de Winston-Salem e priorizaram os treinos para o Grand Slam de Nova York. 

Djokovic defenderá seu título em Flushing Meadows, e Federer precisa chegar às semifinais para manter os 720 pontos conquistados no ano passado. O número 3 do ranking Rafael Nadal não vai participar do Grand Slam por lesão, e perderá 1.200 pontos por ter alcançado a final em 2011. 

O melhor brasileiro no ranking é o paulista Thomaz Bellucci, que estacionou na 40ª posição. Bellucci perdeu na segunda rodada de Winston-Salem para o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 6 do mundo, e segue com 967 pontos, sem nada a defender nos Estados Unidos. Não houve alterações de posições entre os dez primeiros lugares do ranking.