Topo

Com vexame recente na cabeça, Holanda estreia contra turcos nas Eliminatórias

Da EFE, em Haia (Holanda)

06/09/2012 10h40

A seleção holandesa, atual vice-campeã mundial, entra em campo nesta sexta-feira pela primeira vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 para enfrentar a Turquia, mas querendo também recuperar a confiança perdida pelo fracasso na Eurocopa 2012.

As duas seleções duelam na Amsterdam Arena, às 15h30 (horário de Brasília), pela primeira rodada do Grupo D, que ainda tem Andorra, Estônia, Hungria e Romênia.

O jogo também é o primeiro grande desafio do técnico Louis Van Gaal em sua nova etapa como comandante da Holanda. O ex-treinador, que passou por Ajax e Barcelona e que teve no Bayern de Munique, da Alemanha, seu último clube, assumiu após a queda de Bert van Marwijk ao término da Eurocopa, na qual os holandeses foram eliminados na fase de grupos.

Em sua primeira convocação, Van Gaal já começou a trazer mudanças, deixando de fora da lista para os jogos das Eliminatórias Rafael van der Vaart, Nigel de Jong, Gregory van der Wiel e Ibrahim Afellay, que, segundo o técnico, não vivem boa fase. O comandante expressou que convocará "somente jogadores completamente em forma".

Grande dúvida para o jogo contra os turcos, Arjen Robben voltou aos treinamentos e deverá ser confirmado na equipe titular, que também terá Klaas-Jan Huntelaar, do Schalke 04, buscando igualar marca de Johan Cruyff de 33 gols anotados com a seleção holandesa. O atacante deixa no banco o astro do Manchester United, Robin Van Persie.

As principais novidades da lista de Van Gaal são para as contestadas laterais da Holanda. Do lado direito, Daryl Janmaat, do Feyenoord, e Ricardo van Rhijn, do Ajax, são as caras novas. Na esquerda, a aposta é Bruno Martins Indi, do Feyenoord. Os dois últimos só defenderam a seleção holandesa em uma partida, enquanto Janmaat é estreante.

Na reta final de preparação para o confronto, o treinador procurou manter mistério sobre a escalação. Na sua estreia, Van Gaal viu a sua equipe perder por 4 a 2 para os belgas, em Bruxelas.

A Turquia, por sua vez, quer recuperar o bom futebol que colocou o país na terceira colocação na Copa do Mundo de 2002. Os resultados recentes não chegam a ser animadores. Fora dos mundiais desde então, a seleção também falhou na tentativa de chegar à última Eurocopa.

Depois da disputa da qualificatória continental, os turcos trocaram o treinador. Saiu o holandês Guus Hiddink para a entrada de Abdullah Avci, técnico de 49 anos que comandou equipes B do Istanbulspor e Galatasaray antes de assumir a seleção sub-17 do país, que ele guiou até o título europeu em 2005, além de obter o quarto lugar no mundial do mesmo ano.

Depois, Avci treinou sua primeira equipe profissional, o Istanbul Büyüksehir, antes de chegar a àeleção. Até agora, em sete jogos comandando a seleção, foram quatro vitórias - Geórgia, Bulgária, Portugal e Ucrânia - e três derrotas - Eslováquia, Finlândia e Áustria.

O principal problema do treinador para a partida é no gol, já que o titular Volkan Demirel é desfalque certo devido a lesão e o reserva Sinan Bolat é dúvida por estar sofrendo com problemas físicos. Com isso, quem deve atuar é Tolga Zengin, que só defendeu a seleção turca em três partidas.

Nomes de destaque da equipe de Avci, o meia Nuri Sahin, recentemente contratado pelo Liverpool, e o atacante Arda Turan, do Atlético de Madri, estão confirmados para o confronto com os holandeses.

Holandeses e turcos se enfrentaram oito vezes na história e a vantagem é laranja, com três vitórias. A Turquia venceu em duas oportunidades e outros dois duelos terminaram empatados.

Prováveis escalações:

Holanda: Stekelenburg, Van Rhijn, Heitinga, Mathijsen e Willems; Fer, Sneijder, Strootman, Narsingh; Robben e Huntelaar. Técnico: Louis Van Gaal.

Turquia: Tolga Zengin (Bolat); Gonul, Toprak, Kaya e Kaldirim; Hamit Altintop, Mehmet Topal e Sahin; Sararer, Burak e Arda Turan. Técnico: Abdullah Avci.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Alonso Fernandez e Juan Carlos Yuste Jimenez.

Estádio: Amsterdam Arena, em Amsterdã (Holanda).