Topo

Portugueses estreiam nas Eliminatórias ofuscados pela "tristeza" de Cristiano Ronaldo

Da EFE, em Lisboa (Portugal)

06/09/2012 12h24

Ofuscados pela "tristeza" de Cristiano Ronaldo, que revelou na noite do último domingo não estar feliz no Real Madrid, a seleção portuguesa estreia nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 fora de casa, contra a seleção de Luxemburgo, nesta sexta-feira, às 15h45 (horário de Brasília).

A viagem dos portugueses ao Grão Ducado está cercada por notícias e questionamentos sobre a insatisfação assumida do capitão da equipe. Até mesmo seu rendimento e sua eventual reação caso marque um gol - já que não comemorou os dois últimos marcados pelo Real Madrid - criam expectativas. Apesar disso, o meia-atacante ainda é dúvida para a partida.

Nos últimos dias, os companheiros blindaram o craque, garantindo que estão vendo nele a mesma motivação de todas as outras vezes em que Ronaldo vestiu a camisa da seleção. O jogador está em fase final de recuperação de uma lesão muscular e, na chegada a Luxemburgo nesta quinta-feira, deve treinar pela primeira vez na semana com o restante do elenco.

Para a estreia nas Eliminatórias, o técnico Paulo Bento deve escalar a mesma base que foi titular durante a disputa da Eurocopa, em que os portugueses caíram nas semifinais, ao perder nos pênaltis para a campeã Espanha.

A única surpresa na equipe, que deve ter a espinha dorsal formada por Pepe, João Moutinho e Cristiano Ronaldo, pode ser o atacante Nélson Oliveira, recém-contratado pelo Deportivo La Coruña, que disputa vaga no comando de ataque com Hélder Postiga, do Zaragoza.

A seleção de Luxemburgo, por sua vez, tentará nestas Eliminatórias um desempenho superior ao obtido nos torneios qualificatórios para a Copa do Mundo de 2010 e para a Eurocopa de 2012, quando venceu uma partida em cada disputa.

Prováveis escalações:

Luxemburgo: Joubert; Hoffmann, Schnell, Blaise, Mutsch; Gerson, Leweck, Payal e Peters; Bettmer e Joachim. Técnico: Luc Holtz.

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Nélson Oliveira (Hélder Postiga). Técnico: Paulo Bento.

Árbitro: Kristo Tohver (Estônia), auxiliado pelos compatriotas Sten Klaasen e Hannes Reinvald.

Estádio: Josy Barthel, em Luxemburgo (Luxemburgo).