Topo

Sede de 2018, Rússia inicia caminho para a próxima Copa contra norte-irlandeses

Da EFE, em Moscou/Dublin (Rússia/Irlanda do Norte)

06/09/2012 11h46

Fora das duas últimas Copas do Mundo, a seleção russa, sede da competição em 2018, começa nesta sexta-feira, às 13h (horário de Brasília), sua caminhada para garantir vaga na próxima edição da competição, que será realizada no Brasil daqui dois anos, enfrentando a Irlanda do Norte, em Moscou.

O técnico Fabio Capello, que estreou no mês passado empatando com Costa do Marfim em 1 a 1, também na capital russa, tenta sua primeira vitória como treinador da seleção nacional. O italiano assumiu o cargo após a Eurocopa, depois do pedido de demissão do holandês Dick Advocaat.

Um dos símbolos negativos da estreia de Capello, o atacante Andrei Arshavin, vaiado por torcedores durante o confronto, ficou fora da lista para os jogos contra os norte-irlandeses e israelenses - o segundo acontece na terça-feira.

Arshavin, contudo, não é o único experiente a ficar fora da convocação. Junto com o atacante do Arsenal, estão o goleiro Vyacheslav Malafeev, que anunciou que não jogará mais pela seleção, além dois atacantes Roman Pavlyuchenko e Pavel Pogrebnyak.

Com tantas mudanças, está exatamente no setor ofensivo a principal dúvida de Capello para o duelo. O comandante ainda não definiu se jogará com apenas um atacante na frente - Aleksandr Kerzhakov - ou se dará chance ao jovem Aleksandr Kokorin, para atuar ao lado do jogador do Zenit São Petesburgo.

A Irlanda do Norte, por sua vez, tenta mudar de patamar de pequena seleção do continente sob o comando de Michael O'Neill, treinador que conseguiu levar o Shamrock Rovers, da vizinha Irlanda, à fase de grupos da Liga Europa na última temporada.

Nas últimas Eliminatórias, os norte-irlandeses chegaram a sonhar com a vaga no mundial, que não é conquistada desde 1986. Contudo, dois empates e uma derrota nos últimos três jogos tiraram a chances de classificação da seleção.

Para estreia, contudo, O'Neill não conta com peças importantes do elenco, como o atacante Martin Paterson, do Burnley, e os meias Shane Ferguson e Paddy McCourt, do Newcastle e Celtic, respectivamente.

Prováveis escalações:

Rússia: Akinfeev; Anyukov, Ignashévich, V. Berezutski e Shennikov; Glushakov, Denisov, Zyryanov (Kokorin), Dzagoev e Shirokov; Kerzhakov. Técnico: Fabio Capello.

Irlanda do Norte: Lee Camp; Jonny Evans, Aaron Hughes, Gareth McAuley e Craig Cathcart; Christopher Brunt, Oliver Norwood, Sammy Clingan e William Grigg; Kyle Lafferty e Andrew Little. Técnico: Michael O'Neill

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Pau Cebrian Davis e Jesus Calvo Guadamuro.

Estádio: Lokomotiv Stadim, em Moscou (Rússia).