Topo

Luisão, do Benfica, é suspenso por 2 meses por agredir árbitro

Árbitro Christian Fischer desmaiou após choque com Luisão em amistoso do Benfica - AP
Árbitro Christian Fischer desmaiou após choque com Luisão em amistoso do Benfica Imagem: AP

Em Lisboa (POR)

14/09/2012 12h16

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou nesta sexta-feira que suspendeu por dois meses o zagueiro brasileiro Luisão, do Benfica, por ter agredido um árbitro em um amistoso de pré-temporada em agosto na Alemanha.

Em nota oficial, o Conselho Disciplinar da federação detalhou que a sanção ao jogador incluirá também o pagamento de uma multa de 2.550 euros.

Desta forma, o jogador não poderá participar de nenhuma competição nacional até meados de novembro, embora o Benfica possa apresentar um recurso à justiça desportiva portuguesa.

Por enquanto, Luisão está apto para jogar pela fase de grupos da Liga dos Campeões, onde sua equipe enfrentará Barcelona, Celtic e Spartak de Moscou. Porém, as conclusões da federação lusa serão transmitidas à Fifa, que tem capacidade para fazer com que a punição ao jogador seja válida em todas as competições internacionais.

De acordo com o artigo 145 do regulamento disciplinar português - que regula as agressões a colegiados -, a pena imposta foi a menor possível, já que as sanções para agressões que não provoquem "lesões de especial gravidade", como foi o caso, oscilam entre dois meses e dois anos.

A agressão aconteceu no dia 11 de agosto em um amistoso em Düsseldorf entre Benfica e Fortuna. Devido ao incidente, a partida foi suspensa aos 39 minutos do primeiro tempo pelo árbitro, o alemão Christian Fischer.

Ao reclamar da marcação de uma falta dura cometida por seu companheiro de time Javi García - que poderia levar o segundo cartão amarelo e, consequentemente, ser expulso -, Luisão deu uma trombada em Fischer, que desabou no gramado, aparentando estar desacordado.

Após receber assistência médica, o árbitro decidiu suspender o jogo, para incredulidade dos jogadores do Benfica, que o acusaram de fingir estar contundido.

Luisão, de 31 anos e que disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2010, disse logo após o duelo que tinha "a consciência tranquila" e ressaltou que não fez "nenhum tipo de movimento" com a intenção de agredí-lo.