Topo

Nos pênaltis, França bate Coreia do Norte e conquista a Copa do Mundo sub-17 feminina

Jogadoras da França correm para comemorar a vitória sobre a Coreia do Norte na final - Getty Images
Jogadoras da França correm para comemorar a vitória sobre a Coreia do Norte na final Imagem: Getty Images

Da EFE

Em Baku (Azerbaijão)

13/10/2012 14h49

A seleção da França conquistou neste sábado, pela primeira vez, o título da Copa do Mundo sub-17 de futebol feminino, realizada no Azerbaijão, ao vencer nos pênaltis a Coreia do Norte, conseguindo, assim, derrubar a hegemonia asiática na competição.

A conquista obtida no estádio Tofiq Bahramov, em Baku, veio depois de empate no tempo normal por 1 a 1, em que Declercq abriu o placar para as francesas aos 33 minutos de jogo, e Ri Un-Sim, aos 35 do segundo tempo, igualou o marcador. O empate persistiu na prorrogação.

 



Na disputa de pênaltis, as francesas venceram por 7 a 6, depois de oito cobranças para cada equipe. A última cobrança norte-coreana foi de Ri Un-Yong, que parou na defesa da goleira Bruneau.

Esta foi a terceira edição da Copa do Mundo sub-17 feminina. O primeiro título foi justamente da Coreia do Norte, na Nova Zelândia, em 2008. Dois anos depois, foi a vez da Coreia do Sul levantar o troféu em Trinidad e Tobago. O melhor resultado europeu havia sido os terceiros lugares de Alemanha e Espanha, respectivamente.

A seleção brasileira caiu nas quartas de final no Mundial deste ano, eliminada pelas alemãs, que ficaram na quarta posição. O desempenho foi igual ao de 2010, quando o Brasil saiu do torneio na mesma fase, diante das espanholas. Em 2008, a eliminação ocorreu na primeira fase.