Topo

Após revés, Portugal precisa de vitória contra Irlanda do Norte

Cristiano Ronaldo é a esperança de gols de Portugal na partida contra a Irlanda do Norte - AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE VERHAEGEN
Cristiano Ronaldo é a esperança de gols de Portugal na partida contra a Irlanda do Norte Imagem: AFP PHOTO / JEAN-CHRISTOPHE VERHAEGEN

Da EFE, em Lisboa (Portugal)

15/10/2012 15h40

A seleção portuguesa, que na sexta-feira foi derrotada pela Rússia, recebe a Irlanda do Norte, na terça-feira, em partida válida pelas Eliminatórias europeias, com a obrigação de vencer para não correr riscos na corrida por uma vaga para a Copa do Mundo do Brasil.

A partida, além de ser muito importante em questão de classificação, ainda será especial para o craque do time, Cristiano Ronaldo, que completará 100 jogos com a camisa da seleção portuguesa.

Segunda colocada com seis pontos no grupo F, a seleção dirigida por Paulo Bento buscará pressionar a Rússia do italiano Fabio Capello, que soma nove pontos e ocupa o primeiro posto, que dá acesso direto ao torneio do Brasil.

O duelo com a Irlanda do Norte servirá para provar a capacidade de recuperação dos portugueses após perderem, na sexta-feira, em Moscou, apesar de terem criado algumas oportunidades de gol e terem tido mais posse de bola.

"Na Rússia, sofremos uma derrota que não esperávamos. Mas isso não faz com que nossos objetivos sejam impossíveis de serem alcançados", disse João Moutinho, jogador do Porto, figura chave no meio-campo da equipe.

Sem poder contar com os lesionados Raúl Meireles, do Fenerbahçe, e Fábio Coentrão, do Real Madrid, Bento só chamou Nélson para reforçar a lateral esquerda, posição que o jogador merengue ocupa.

Além disso, o técnico deve usar o meia do Braga, Rúben Micael, que foi responsável pelo passe errado, aos 6 minutos, que culminou no gol da vitória da Rússia.

A partida de terça-feira coroará Cristiano Ronaldo, que com 27 anos já soma 99 partidas oficiais, ficando um pouco atrás de Luis Figo, com 127, e Fernando Couto, com 110.

Desde que estreou em agosto de 2003, perante o Cazaquistão, Cristiano Ronaldo marcou 37 gols, quatro a menos que o lendário Eusebio e dez a menos que Pauleta, ambos já aposentados.

Portugal, que subiu recentemente ao terceiro posto do ranking da Fifa, venceu Luxemburgo por 2 a 1 e o Azerbaijão por 3 a 0, outros dois rivais do grupo F.

Com apenas um ponto após duas partidas, a Irlanda do Norte tem várias baixas, como a dos zagueiros Gareth McAuley e Shane Ferguson e o meia Chris Brunt.

Enquanto o treinador norte-irlandês, Michael OŽNeill, contra ainda com uma linha defensiva relativamente experiente, tem diversos problemas no meio campo.

Ao lado do capitão Steven Davis, deve atuar Corry Evans, Oliver Norwood ou mesmo Pat McCourt.

O treinador deverá manter seu habitual esquema 4-1-3-2, com o pivô defensivo Chris Baird.

Prováveis escalações:.

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Miguel Lopes; Miguel Veloso, Rúben Micael, João Moutinho; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.

Irlanda do Norte: Roy Carroll; Jonny Evans, Aaron Hughes, Ryan McGivern, Craigh Cathcart; Chris Baird, Steven Davis, Corry Evans, Pat McCourt; Dean Shields, Kyle Lafferty.

Árbitro: Thorsten Kinhoefer (ALE), auxiliados por Detlef Scheppe e Guido Kleve (ALE).

Estádio: Do Dragão (Porto).