Topo

Vettel faz trabalho especial para encarar GP em sentido anti-horário

Vettel faz trabalho especial na musculatura do pescoço para suportar curvas do circuito - EFE/EPA/SRDJAN SUKI
Vettel faz trabalho especial na musculatura do pescoço para suportar curvas do circuito Imagem: EFE/EPA/SRDJAN SUKI

Das agências internacionais

21/11/2012 17h56

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), que precisa apenas de um quarto lugar no GP do Brasil para se sagrar tricampeão mundial de Fórmula 1, revelou nesta quarta-feira que vem realizando um trabalho especial na musculatura do pescoço para suportar as curvas do circuito de Interlagos.

A pista em São Paulo é uma das cinco que seguem o sentido anti-horário, assim como as de Cingapura, Coreia do Sul, Abu Dhabi e Austin. Assim, o lado mais exigido do pescoço é o direito, ao contrário do que acontece durante quase toda a temporada.

"As prolongadas curvas a esquerda põem uma carga extrema em nossos músculos do pescoço devido à força centrífuga derivada de dirigir em sentido anti-horário, por isso estou fazendo uma preparação especial para São Paulo a fim de fortalecer essa região e me acostumar", afirmou Vettel, segundo comunicado divulgado pela Red Bull.

O alemão revelou o que espera da última corrida do ano e destacou a altitude de quase mil metros de São Paulo (a cidade possui altitude média de 760 metros, com seu pico mais alto, o Pico do Jaraguá, a 1.135 metros), incomum para cidades que recebem a F-1.

"Será emocionante, porque Interlagos apresenta uma combinação de torcedores apaixonados, condução em sentido contrário ao do relógio, ondulações e altitude extrema", comentou.

Faltando apenas uma prova para o fim do campeonato, Vettel lidera a disputa de pilotos, com 273 pontos. Seu único concorrente é o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que soma 260.