Topo

Conselho Mundial prepara homenagem e Muhammad Ali será nomeado o "Rei do Boxe"

Muhammad Ali em um de seus combates mais famosos, em 1975, contra Joe Frazier - Mitsunori Chigita/AP
Muhammad Ali em um de seus combates mais famosos, em 1975, contra Joe Frazier Imagem: Mitsunori Chigita/AP

Da EFE

Em Cancún (México)

02/12/2012 14h23

O ex-campeão dos pesos pesados Muhammad Ali será nomeado o 'Rei do Boxe' durante a 50ª Convenção do Conselho Mundial (CMB), que terá início nesta segunda-feira, em Cancún, no México.

A nomeação de Ali será uma dos pontos altos do evento, que acontecerá até o próximo sábado. O ex-pugilista americano, que sofre com o mal de Parkinson e tem uma saúde debilitada aos 70 anos de idade, já confirmou presença na Convenção.

"Será um reconhecimento por toda uma vida de grandeza; não há no mundo alguém que tenha feito o que fez Ali", disse o presidente do CMB, José Sulaimán.

Lenda do boxe e do esporte em geral, Ali vestirá um roupão com detalhes de cristais que pesará oito quilos, além de uma coroa que terá as cores amarela, preta, branca e vermelha, de dois quilos banhada a ouro de 24 quilates.

Campeão olímpico e detentor do cinturão mundial dos pesos-pesados em diversos períodos dos anos 1960 e 1970, Ali é um dos nomes mais importantes do esporte em todas as modalidades. Além de seu talento decantado e reconhecido como pugilista, ele também transformou-se, ao longo dos anos, em um ícone da cultura pop e um exemplo de ativismo desde que se recusou a servir na Guerra do Vietnã.