Topo

Equipe da Bélgica ameaça ir para França caso campeonatos belga e holandês não se unam

Torcedores do Standard Liège durante jogo da Liga europa - Sebastien Pirlet/Reuters
Torcedores do Standard Liège durante jogo da Liga europa Imagem: Sebastien Pirlet/Reuters

Das agências internacionais

Em Bruxelas (Bélgica)

26/12/2012 10h46

O Standard de Liège está disposto a solicitar sua adesão ao Campeonato Francês caso não avance a ideia da criação de uma "Beneliga", um projeto de competição que reuniria as melhores equipes de Bélgica e Holanda, segundo declarações dada nesta quarta-feira pelo presidente do clube, Roland Duchâtelet.

"Ou nos associamos à Holanda para criar uma 'Beneliga' ou o futebol belga desaparecerá por morte natural", alertou Duchâtelet aos jornais do grupo Sudpresse.

O empresário, dono do Standard desde 2011, defende a necessidade de unir clubes dos dois grandes países do Benelux para poder competir com os campeonatos mais potentes e garantir sua sobrevivência econômica.

A ideia de uma "Beneliga" circula há vários anos e, segundo Duchâtelet, conta com o respaldo de equipes como o Anderlecht e o Club Brugge na Bélgica e de Ajax e PSV Eindhoven no país vizinho.

O presidente do Standard defende a criação de uma competição com 20 clubes, divididos entre os dois países em função de sua população (12 holandeses e 8 belgas) e que seriam selecionados após uma fase de classificação.

Duchâtelet explicou que sua intenção é que a ideia seja colocada em prática em um prazo de dois anos e ameaçou tomar medidas se não obtiver sucesso. "Se este projeto não for para frente, o Standard pedirá adesão à primeira divisão francesa. Regulamentariamente é possível, se os franceses estiverem de acordo", condicionou.

Um dos mais tradicionais da Bélgica, o time de Liège é atualmente o quinto colocado do torneio nacional, que conta com 16 equipes na primeira divisão.

O Campeonato Belga apresenta desde 2009 um regulamento inovador com um sistema de duas fases. Após a tradicional disputa por pontos corridos em turno e returno, o torneio é dividido em três partes, de acordo com a classificação: um grupo tenta o título e a vaga nas competições na Europa, outro luta por um lugar na Liga Europa e um terceiro briga para ver quem não cai para a segunda divisão.