Topo

Estrela da seleção norte-coreana se transfere para time da Coreia do Sul

Jong Tae Se ouve o Hino Nacional da Coreia do Norte em jogo da Copa de 2010 - AP Photo/Kin Cheung
Jong Tae Se ouve o Hino Nacional da Coreia do Norte em jogo da Copa de 2010 Imagem: AP Photo/Kin Cheung

Das agências internacionais

Em Seul (Coreia do Sul)

03/01/2013 10h28

O atacante Jong Tae-se, estrela do futebol da Coreia do Norte e apelidado de "Rooney asiático", será apresentado na próxima semana como reforço do Suwon Samsung Bluewings, da vizinha Coreia do Sul, informou nesta quinta-feira um representante da equipe.

O atleta de 28 anos deixará o Colônia, da segunda divisão alemã, para disputar a 'K-League Classic', novo nome anunciado nesta quinta para a primeira divisão sul-coreana, que começará em março.

Jong, principal artilheiro da seleção da Coreia do Norte, com 15 gols em 28 jogos, será submetido a exames médicos na próxima segunda-feira e deverá ser apresentado em seguida, de acordo com informações fornecidas por um representante da equipe à agência local Yonhap.

O Suwon, que desde sua fundação, em 1995, venceu o Campeonato Sul-Coreano quatro vezes, pagará 300 mil euros ao Colônia pelo atacante norte-coreano, cujo salário anual será de aproximadamente 400 milhões de wons (760 mil), segundo a Yonhap.

O "Rooney asiático", que será o quarto jogador norte-coreano a jogar no Coreia do Sul, expressou o interesse na transferência em novembro e desde então várias equipes da 'K-League' abriram negociação com o atacante.

Nascido em 1984 no Japão e criado no país, Jong Tae-se é filho de pai sul-coreano e mãe norte-coreana e seu primeiro passaporte foi da Coreia do Sul. Contudo, seu forte apego ao sistema comunista, herdado de sua mãe, o levou a tramitar a cidadania da Coreia do Norte e a se juntar à seleção local.