Topo

Platini marca para Cabo Verde, mas Marrocos arranca empate; África do Sul vence a primeira na CAN

Com o empate, África do Sul se isolou na liderança  - Schalk van Zuydam/AP Photo
Com o empate, África do Sul se isolou na liderança Imagem: Schalk van Zuydam/AP Photo

Das agências internacionais

23/01/2013 18h39

Estreante na Copa Africana de Nações, a seleção de Cabo Verde esteve perto de fazer história e obter sua primeira vitória no torneio nesta quarta-feira, mas permitiu que o Marrocos conquistasse o empate nos minutos finais, em confronto válido pelo grupo A do torneio.

Cabo-verdianos e marroquinos somam dois pontos cada e dividem o segundo lugar da chave. A líder é a anfitriã África do Sul, que também nesta quarta derrotou Angola por 2 a 0.

No duelo de fundo no estádio Moses Mabhida, em Durban Cabo Verde teve o controle das ações na etapa inicial e fez seu primeiro gol na história da CAN aos 36 minutos. Luís Carlos Soares, mais conhecido como Platini, fez valer o apelido e abriu o placar com um belo toque por cima do goleiro.

Mais solto no segundo tempo, o Marrocos atacou mais e arrancou o empate aos 17 minutos, quando El Arabi, que entrou no intervalo, aproveitou bela jogada individual de Barrada e completou para a rede.

Sem dificuldades, África do Sul bate Angola 

Dona da casa, a África do Sul deixou sua classificação para a próxima fase da Copa Africana de Nações encaminhada nesta quarta-feira ao vencer a seleção de Angola por 2 a 0, no estádio Moses Mabhida, em Durban.

Os 'Bafana Bafana' fizeram o primeiro gol ainda na etapa inicial, aos 30 minutos, com Sangweni, que aproveitou cruzamento e bateu sem chance pro goleiro Lamá. Foi a primeira vez que a rede balançou em jogos pelo grupo A, que teve dois empates sem gols na primeira rodada.

O segundo dos sul-africanos veio apenas a alguns minutos do fim, aos 44 do segundo tempo. Majoro fez jogada individual, ganhou da zaga e encobriu o arqueiro de Angola.

Com a vitória, a África do Sul chegou aos quatro pontos, na liderança da chave, e praticamente garantiu sua classificação para a próxima fase, enquanto os angolanos estão com apenas um e precisarão vencer na última rodada.