Paraquedista que saltou da estratosfera rompeu barreira do som a uma velocidade ainda maior
O esportista radical Felix Baumgartner rompeu a barreira do som em seu salto estratosférico com uma velocidade ainda maior do que a divulgada anteriormente, segundo dados revelados nesta terça-feira pela equipe científica da missão Red Bull Stratos.
A velocidade máxima de Baumgartner foi de 1.357,6 km/h, ou Mach 1,25. Anteriormente, estimava-se que o aventureiro tinha chegado a um máximo de 1.342,8 km/h, ou Mach 1,24.
REVEJA O SALTO QUE QUEBROU TRÊS RECORDES MUNDIAIS
Também foi revisada para baixo a altura da qual o esportista se lançou em queda livre. Inicialmente, foi divulgada uma distância de 39.045 metros. Já os cálculos definitivos estabelecem a altura do salto em 38.969,4 metros.
Baumgartner, que é paraquedista profissional, falou sobre a experiência vivida no final do ano passado e deu mais detalhes sobre o que sentiu durante a queda.
"A impressão é a de que você está flutuando no espaço, e então você ganha velocidade muito rápido, mas você não sente o ar porque a densidade é tão baixa. Por quase 35 segundos, não pude sentir o ar ao meu redor porque, basicamente, não havia nenhum. Esse tipo de sentimento de desamparo é enervante como paraquedista profissional. E então, quando você finalmente entra em uma camada de ar mais compacta, você tem que se manter completamente simétrico porque, de outra forma, começa a girar, que foi o que aconteceu comigo", disse.
"Juntos demonstramos que um ser humano em queda livre pode romper a barreira do som ao saltar das portas do espaço, pode passar pela fase transônica e pode aterrissar são e salvo", afirmou Jonathan Clark, diretor médico da missão.
O aventureiro austríaco de 43 anos de idade subiu para quase 39 quilômetros de altura em uma cápsula impulsionada por um balão aerostático e realizou um salto de paraquedas desde a estratosfera no último dia 14 de outubro.
O salto o transformou no primeiro homem supersônico, e também bateu os recordes de queda livre do lugar mais alto e da ascensão até o ponto mais afastado da terra em um balão tripulado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.