Topo

Campeã olímpica de 20 anos se torna a deputada mais jovem da China

Atleta de 20 anos se tornou a  deputada mais jovem da Assembleia Nacional Popular - Andrew Winning/Reuters
Atleta de 20 anos se tornou a deputada mais jovem da Assembleia Nacional Popular Imagem: Andrew Winning/Reuters

Da EFE

Em Pequim (China)

27/02/2013 11h04

Dona de quatro ouros nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres, a atleta dos saltos ornamentais Chen Ruolin, de 20 anos, se tornou nesta quarta-feira a deputada mais jovem da Assembleia Nacional Popular da China (ANP), que anunciou a nova composição, visando o plenário de março.

Nascida em dezembro de 1992, Chen é uma das duas únicas parlamentares nascida na década de 90, entre os 2.987 membros da ANP, que a partir de 5 de março se reunirão em Pequim para escolher o novo presidente, primeiro-ministro e outros altos cargos do governo do país.

A atleta é bicampeã olímpica na plataforma de 10 metros, tanto no individual, como em duplas. Além disso, conquistou quatro ouros em Campeonatos Mundiais, seis em Copas do Mundo e um na Universíade, que a colocam como uma das mais vitoriosas esportistas chinesas em atividade.

É comum a presença de atletas chineses na política, embora seja normal que recebam um cargo de honra na Conferência Consultiva Política, órgão que se reúne paralelamente ao plenário da ANP.