Topo

Meia Riquelme voltará a jogar pelo Boca no domingo, após oito meses de inatividade

Após longa ausência, Riquelme está pronto para voltar aos gramados pelo Boca Juniors - EFE/Javier García Martino
Após longa ausência, Riquelme está pronto para voltar aos gramados pelo Boca Juniors Imagem: EFE/Javier García Martino

Da EFE

Em Buenos Aires (Argentina)

01/03/2013 12h37

O meia Juan Román Riquelme voltará a jogar no Boca Juniors no próximo domingo, após oito meses de inatividade, perante um rival que não ganha há 26 partidas, o Unión de Santa Fé, em partida válida pelo Torneio Final do Campeonato Argentino.

A reaparição de Riquelme nos campos argentinos deve ser diante do mesmo adversário que enfrentou quando estreou pelo Boca Juniors, em 16 de novembro de 1996, quando a equipe mais popular da Argentina ganhou por 2 a 0, com gols marcados por Fernando Cáceres e o uruguaio Hugo Romeo Guerra.

Daquele Boca Juniors dirigido por Carlos Bilardo, dez jogadores já se aposentaram (Navarro Montoya, Cáceres, Vivas, Fabbri, Toresani, Cagna, Pompei, Latorre, Rambert e Guerra), e só Riquelme permanece em atividade, aos 34 anos.

O Unión se encontra em uma situação desesperadora e é o principal candidato a cair para a Segunda Divisão, junto com outras duas equipes, que por enquanto são o Quilmes e o San Martín, de San Juan.

Riquelme voltou ao clube após ter anunciado, no final de 2012, que deixaria a equipe depois da derrota na final da Copa Libertadores para o Corinthians.

Mas sua intenção de jogar em outra equipe não foi completada, e quando o Torneio Final estava prestes a começar, chamou o treinador Carlos Bianchi para dizer que estava à disposição. A direção aprovou seu retorno apesar da resistência de alguns dirigentes.

"Um jogador não salva a equipe", advertiu Bianchi, que além disso lamentou o fato de Riquelme não ter participado da pré-temporada com o restante do elenco.

"Román está com vontade de reaparacer, vamos avaliá-lo", disse o treinador após a vitória do Boca Juniors, no Equador, perante o Barcelona de Guayaquil (2 a 1), pela Libertadores.

Riquelme foi seis vezes campeão do Campeonato Argentino com o Boca Juniors, equipe com a qual ganhou cinco torneios internacionais, entre eles três Libertadores e um Mundial.