Topo

Cuba informa deserção de promessa dos 110m com barreiras durante Mundial

Orlando Ortega desertou após o Mundial de Atletismo em Moscou e seu paradeiro é desconhecido - AP Photo/Franklin Reyes
Orlando Ortega desertou após o Mundial de Atletismo em Moscou e seu paradeiro é desconhecido Imagem: AP Photo/Franklin Reyes

Das agências internacionais

Em Havana (Cuba)

21/08/2013 15h16

A Federação Cubana de Atletismo (FCA) informou que o velocista Orlando Ortega, nova promessa do país nos 110 metros com barreira, desertou no Mundial de Atletismo, em Moscou. A informação foi divulgada por meio de nota oficial nesta quarta-feira pela imprensa local.

"(Ortega) Abandonou a delegação da ilha presente no Campeonato Mundial recém concluído em Moscou, capital da Rússia. A decisão de renunciar à causa do país que lhe permitiu se formar como atleta lhe priva da honra que representa competir dentro de uma equipe que faz parte de um movimento esportivo afiançado em seus valores", diz a nota oficial publicada no site "Jit" do Instituto Nacional de Esportes de Cuba.

Sexto colocado nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, Ortega é a segunda grande perda sofrida pelo atletismo de Cuba em 2013. Em janeiro, Dayron Robles, campeão dos 100m com barreiras em Pequim-2008, pediu dispensa da seleção para competir por um clube francês.

Apontado como sucessor de Cuba, Ortega participou do Mundial depois que as autoridades da ilha revogaram uma suspensão de seis meses recebida em junho por "indisciplina grave". O velocista e seu treinador, Kelvis Antúnez, haviam sido punidos por terem se recusado a participar do World Challenge, também em Moscou.

O cubano chegou ao Mundial como terceiro do ranking mundial, com a marca de 13s08, mas seu desempenho foi um fiasco. Ele foi eliminado ainda na fase classificatória, ficando no 25º lugar geral.

Até agora, nem as autoridades nem a imprensa cubanas têm notícias sobre o paradeiro de Ortega ou os planos do atleta de 22 anos.