Topo

Novo técnico da seleção brasileira de pólo aquático é apresentado

Da EFE, Rio de Janeiro

14/11/2013 16h57

O croata Ratko Rudic, atual campeão olímpico com a seleção de seu país e dono de outros três ouros como técnico, foi apresentado nesta quinta-feira como novo comandante seleção brasileira de pólo aquático masculino.

Rudic chega para o projeto da modalidade visando a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em Londres, o treinador comandou a Croácia na final contra a Itália, que valeu a medalha de ouro.

"O Brasil tem uma grande cultura esportiva, especialmente nos jogos coletivos. Por isso, considerei a proposta como uma boa oportunidade de desenvolver um trabalho diferente", explicou Rudic durante sua apresentação.

A missão do treinador não será fácil, já que o país não participa da disputa olímpica na modalidade desde 1984. A última grande competição que a seleção brasileira disputou foi a Liga Mundial, em que ficou entre as oito participantes da Super Final, sendo derrotada pela vice-campeã Hungria nas quartas de final.

O técnico croata admitiu que o projeto é complicado, mas que vê "potencial" nos atletas do país.

Além do ouro em 2012 em Londres, Radic foi campeão em 1984 e 1988 com a Iugoslávia e em 1992 com a Itália, seleção na qual também obteve um bronze, em 1996. Como atleta, foi medalhista de ouro em 1980, com a seleção iugoslava.