Topo

AFA pretende incluir mais uma competição no calendário do futebol argentino

A competição teria a presença de 17 equipes, entre elas o tradicional Boca Juniors - Alejandro PAGNI/AFP
A competição teria a presença de 17 equipes, entre elas o tradicional Boca Juniors Imagem: Alejandro PAGNI/AFP

Da EFE, em Buenos Aires (ARG)

02/01/2014 16h25

A Associação de Futebol Argentina (AFA) estuda a criação de um novo torneio para incluir no calendário do país, a Copa dos Campeões, que reuniria os 17 times que conquistaram títulos na era do profissionalismo, ou seja, a partir de 1931.

O formato ainda está sendo avaliado, mas a princípio, a competição aconteceria entre agosto e dezembro, logo depois do fim da Copa do Mundo de 2014.

Disputariam a Copa dos Campeões, Boca Juniors, River Plate, Racing, San Lorenzo, Vélez Sarsfield, Estudiantes, Lanús, Rosario Central, Newell's Old Boys, Quilmes, Argentinos Juniors e Arsenal de Sarandí, da primeira divisão, Banfield, Independiente, Ferro Carril Oeste, Huracán, da segunda, e o Chacarita Juniors, da terceira.

A ideia é dividir as equipes em seis grupos de três, em estrutura que reservaria lugar para um possível campeão inédito do Torneio Inicial, que será disputado durante o primeiro semestre de 2014.

Este seria o terceiro torneio incorporado pela AFA nos últimos três anos. Além do Campeonato Argentino, houve a volta da Copa Argentina e a criação da Superfinal, jogo que envolve os campeões do Torneio Inicial e Final.