Ketleyn Quadros decepciona, mas Brasil fatura 4 medalhas no judô em Santiago
(Corrige título).
Santiago (Chile), 12 mar (EFE).- Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a brasileira Ketleyn Quadros não confirmou o favoritismo e ficou nesta quarta-feira com a prata nos Jogos Sul-Americanos, uma das quatro medalhas obtidas pelo país no segundo dia de competições do judô em Santiago.
Ketleyn teve caminho tranquilo até a final na categoria leve (até 57 quilos), mas foi derrotada por ippon pela colombiana Yadinis Rocha e foi vice-campeã. As terceiras colocadas foram a equatoriana Diana Villavicencio e a venezuelana Arinquelis Barrios.
Nem por isso o Brasil ficou sem medalha de ouro nesta quarta. Eduardo Katsuhiro Barbosa, também da categoria leve (até 73 quilos), bateu o argentino Alejandro Clara em uma decisão emocionante. Cada um dos judocas recebeu três shidos, e uma nova punição representaria a derrota. Antes que isso acontecesse, porém, o brasileiro obteve um wazari e depois apenas administrou a vantagem. Também subiram ao pódio, como terceiros colocados, o equatoriano Fernando Ibáñez e o colombiano Luis Galindo.
Os outros dois representantes brasileiros que entraram no dojó nesta quarta também ganharam medalhas, ambos de bronze: Mariana Silva, entre os meio-médios (até 63 quilos), e Vinícius Sakamoto, na meio-leve (até 66 quilos). Os campeões foram a equatoriana Estefanía García e o peruano Humberto Wong.