Topo

Intensas chuvas em Marrakech podem mudar Mundial de Clubes de cidade

Atlético-MG esteve em Marrakech no Mundial de 2011 - Yahya Arhab/EFE
Atlético-MG esteve em Marrakech no Mundial de 2011 Imagem: Yahya Arhab/EFE

Das agências internacionais

Em Rabat (Marrocos)

01/12/2014 14h13

As intensas chuvas que vêm caindo em Marrakech, no sul do Marrocos e sede principal do Mundial de Clubes, preocupam as autoridades do país, como admitiram à Agência Efe nesta segunda-feira fontes do Ministério de Esportes. O campeonato será realizado do dia 10 ao dia 20 deste mês em duas sedes: Marrakech, como sede principal - com a final, uma das semifinais e as disputas pelo quinto e terceiro lugares -, e Rabat.

No entanto, o governo do Marrocos exclui totalmente a possibilidade cancelamento do torneio. Apesar disso, é cogitado transferir as partidas do Grand Stade de Marrakech para Rabat ou outras alternativas.

O sul do Marrocos vem sofrendo com quantidade de chuva inéditas na região, o que vem causando transbordamentos frequentes de rios, várias estradas cortadas e mais de 40 mortos.

Embora as chuvas tenham parado nesta segunda, espera-se que elas voltem com intensidade durante toda a semana, o que afetaria o gramado do estádio com consequências que não estavam previstas, admitiram as fontes. O primeiro jogo marcado para Marrakech é a segunda semifinal, que terá o San Lorenzo.

A imprensa marroquina lembra ainda que uma delegação da Fifa esteve em Rabat antes das chuvas e já havia criticado o estado do gramado do Rabat Stadium.

O Mundial pode ser o segundo torneio que Marrocos perde em menos de um mês. Em 11 de novembro, foi anunciado que a Copa Africana de Nações do ano que vem não será mais realizada no país, após o governo local ter solicitado o adiamento da competição para 2016 por medo da propagação do vírus do ebola.