Topo

Eric Cantona afirma estar disposto a abrir casa para refugiados

Ex-jogador pede que compatriotas recebam refugiados - AP/Joel Ryan
Ex-jogador pede que compatriotas recebam refugiados Imagem: AP/Joel Ryan

Da EFE

10/09/2015 10h39

Ex-jogador e agora ator, o francês Eric Cantona garantiu, em entrevista publicada nesta quinta-feira, que está disposto a alojar refugiados em sua casa, e ainda pediu que cada compatriota faça o mesmo, para ajudar a população que chega diariamente à Europa.

Polêmico nos tempos de atleta, quando vestiu camisas de Olympique de Marselha, Leeds United e Manchester United, entre outros, Cantona conversou com a equipe do jornal "Le Parisien" para falar da estreia da peça "Victor", escrita Henry Bernstein, em 1950, e dirigida pela mulher do ex-atacante, Rachida Brakni.

"Vamos fazer guerras por razões econômicas e depois, quando as pessoas fogem de seus países porque estão vivendo uma catástrofe, não somos capazes de recebê-los?", indagou o francês.

Questionado por jornalista se abriria sua própria casa para imigrantes, Cantona não titubeou: "evidentemente".

"Seria melhor que todos estivéssemos dispostos, os 65 milhões de franceses, mas espero que não cheguemos a 65 milhões de refugiados", afirmou o ex-atacante.

Em 2010, o agora ator fez um apelo para que todos os compatriotas retirassem dinheiro dos bancos, como forma de protesto contra o sistema financeiro, iniciativa que teve pouca adesão e rendeu muitas críticas de todas as partes, inclusive do governo da França.