Topo

Platini apresenta recurso ao CAS para anular suspensão imposta pela Fifa

Da EFE, em Paris

20/11/2015 10h36

O ex-jogador francês Michel Platini apresentou nesta sexta-feira um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) pedindo a anulação imediata de sua suspensão provisória de 90 dias decretada pela Fifa.

Em comunicado, o escritório de advogados que representa o presidente da Uefa destacou que o recurso "acaba de ser oficialmente apresentado" e que o objetivo é "suspender a punição provisória da qual Platini é objeto desde o dia 8 de outubro".

O ex-jogador tinha anunciado a apresentação do recurso há dois dias, acusando a Fifa de estar "atrasando deliberadamente" sua candidatura à presidência da entidade.

Os advogados de Platini afirmaram que a rejeição por parte Comitê de Apelação da Fifa do recurso contra a suspensão de 90 dias imposta pelo Comitê de Ética os levou ao CAS, "um tribunal independente, sério, separado do contexto eleitoral e das pressões na Fifa".

"Platini tem plena confiança no CAS para restabelecer todos os seus direitos", completaram os advogados do presidente da Uefa.

À espera do pronunciamento da última instância esportiva, Platini mantém sua candidatura "serena e determinada" à presidência da Fifa, diz a nota publicada por seus advogados.

Nesse sentido, Platini afirmou que "a Fifa, através de suas instâncias internas, está promovendo um julgamento não equitativo e parcial, em violação repetida dos direitos de defesa".

Além disso, ele acusou a Fifa de fazer "uma estratégia deliberada e inadmissível de atraso de minha campanha".

Posteriormente, o CAS divulgou um comunicado para anunciar o recebimento do recurso protocolado por Platini. Na nota, a entidade torna público o pedido feito por Platini e divulga os próximos passos.

“A Fifa foi notificada do recurso também hoje. O CAS irá determinar os próximos passos neste procedimento na p´roxima semana, após consultas às partes envolvidas”, diz a nota.