Uefa multa jogador que mostrou camisa com imagem de Putin
A Uefa multou em 5 mil euros o meia Dmitri Tarasov, do Lokomotiv Moscou, por mostrar uma camisa com a imagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao fim da partida de ida entre sua equipe e o Fenerbahçe pela fase de 16 avos de final da Liga Europa, informou a entidade nesta sexta-feira.
"A comissão ética e disciplinar da Uefa tomou a decisão de multar o jogador do FC Lokomotiv Dmitri Tarasov em 5 mil euros", diz o comunicado que informa a punição;.
O anúncio coincide com o aniversário do jogador russo, que completou hoje 29 anos.
O incidente aconteceu no dia 17 de fevereiro, quando, após o apito final, Tarasov tirou a camisa do time, exibindo, por baixo, uma com a imagem de Putin usando uniforme militar e a frase "O presidente mais cortês".
A frase faz referência ao eufemismo "pessoal cortês", usado pelas autoridades russas para chamar os militares russos sem distintivos nos uniformes e que tomaram o controle de instalações estratégicas da península da Crimeia, na Ucrânia, antes de sua anexação.
O jogador, de 28 anos, explicou que seu gesto foi uma mostra de apoio a Putin.
"É meu presidente. Eu o respeito e decidi mostrar que sempre estou com ele e disposto a apoiá-lo. Na camisa estava escrito tudo o que queria dizer", disse.
O sétimo parágrafo do artigo 14 do regulamento disciplinar da Uefa proíbe "todas as formas de propaganda política, ideológica e religiosa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.