Arquibancadas do Camp Nou voltam a exibir bandeiras separatistas catalãs
Barcelona, 19 out (EFE).- As arquibancadas do estádio Camp Nou se encheram nesta quarta-feira novamente de bandeiras que apoiam a independência da região da Catalunha em relação à Espanha - 30 mil delas distribuídas por voluntários de quatro entidades pró-soberania - em apoio, segundo os organizadores, à presidente do parlamento catalão, Carme Forcadell.
Como vem sendo habitual nos últimos jogos da Liga dos Campeões, uma parte majoritária do público que assistiu à partida entre o Barcelona e o Manchester City vaiou o hino da competição e, ao ao término de sua execução, entoaram gritos de independência.
Além disso, foi estendido um cartaz em uma das laterais do Camp Nou com a mensagem "Welcome to Catalonia" ("Bem-vindos à Catalunha").
A iniciativa, promovida pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), Òmnium Cultural, a Plataforma Pró-Seleções Esportivas Catalãs e a associação de juristas Drets, defendeu também as instituições catalãs "ameaçadas pela constante judicialização imposta pelo governo espanhol", segundo os organizadores.
Esta não é a primeira vez que as entidades soberanistas distribuíram bandeiras separatistas antes de uma partida do Barcelona pela Liga dos Campeões.
Em setembro, no duelo com o Celtic, a ação aconteceu em resposta às sanções que a Uefa impôs ao clube pela exibição destas bandeiras.
A partida desta quarta-feira contou com a presença do presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, a presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, e o vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, entre outras autoridades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.