Promotor do caso Oscar Pistorius deixa função na África do Sul
O promotor sul-africano Gerrie Nel, responsável pela acusação pública no julgamento do paratleta Oscar Pistorius, renunciou ao cargo, conforme veiculou a imprensa do país nesta terça-feira.
O advogado não divulgou as razões da tomada de decisão, mas, um dos motivos, segundo as publicações locais, seria a a ida para a organização africâner de defesa dos direitos humanos AfriForum.
Nel, que atua há 35 anos na promotoria da África do Sul, liderou a acusação a Pistorius pelo assassinato da namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Pelo crime, o velocista, campeão paralímpico, foi condenado a seis anos de prisão.
Durante o processo, o promotor travou batalha legal para que a condenação refletisse a "gravidade" do ato e as consequências para a vítima e a família dela, além de enviar uma mensagem de exemplo para a sociedade.
Nel pediu uma pena de 15 anos de prisão para Pistorius, como aponta a lei da África do Sul para crimes de assassinato. Em julho do ano passado, a sentença foi ditada com seis anos de detenção. O promotor, em seguida, recorreu à Corte Suprema do país.
Pistorius matou a namorada em 14 de fevereiro de 2013, na própria casa, em Pretória, ao disparar quatro vezes através da porta fechada do banheiro. O paratleta garantiu confundido Reeva com um ladrão, que teria invadido o imóvel, versão que, foi aceita pela juíza do caso Thokozile Masipa, que o condenou a cinco anos.
A promotoria, liderada por Nel, conseguiu anular esta primeira sentença, junto a Corte Suprema, que considerou ter existido intenção de Pistorius matar a pessoa que estava do outro lado da porta, independente de quem fosse.
O caso voltou para o julgamento de Masipa, que, em seguida, sentenciou o velocista aos seis anos de prisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.