Topo

Após suspeitas, Wada recomenda que COI use frascos iguais aos do Rio 2016

Wada recomendou que PyeongChang use mesmos frascos dos Jogos de 2016 - Lee Jin-man/AP
Wada recomendou que PyeongChang use mesmos frascos dos Jogos de 2016 Imagem: Lee Jin-man/AP

01/02/2018 10h13

A Agência Mundial Antidoping (Wada) recomendou ao COI que utilize para os controles nos Jogos de PyeongChang frascos como os empregados nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, perante as deficiências detectadas nos modelos que seriam utilizados na Coreia do Sul.

A Wada admitiu nesta semana que abriu uma investigação sobre a nova geração do "Bereg-Kit", fabricado pela empresa suíça Berlinger  Special AG e usado desde setembro de 2017, diante da denúncia do laboratório de Colônia de que estes, apesar de serem selados após o uso, podem ser abertos depois de congelados.

Enquanto são esperados os resultados da investigação, a Wada optou por recomendar ao COI que para os Jogos de PyeongChang utilize um modelo anterior do "Bereg-Kit", como o usado nos Jogos do Rio 2016, e anunciou que há material suficiente para o programa de doping iniciado na cidade sul-coreana.

"Isto pode ser considerado uma medida de precaução para garantir a integridade do processo de controle dos Jogos", declarou o diretor-geral da Wada, o suíço Olivier Niggli.

Segundo indicou em um comunicado, a Wada se dirigiu a todas as associações antidoping e aos laboratórios credenciados para assegurar que todos tenham ciência da situação atual.

A entidade também anunciou que "seguirá recopilando informação e buscando soluções tanto com outras firmas como com a Berlinger, que já acordou restabelecer a produção do modelo de 2016 enquanto desenvolve outro".