Topo

Clubes europeus se negam a disputar novo Mundial de Clubes da Fifa

15/03/2019 11h39

Berlim, 15 mar (EFE).- A Associação de Clubes Europeus (ECA) enviou uma carta à Uefa para ressaltar que nenhum dos seus 232 membros está disposto a participar do novo Mundial de Clubes promovido pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Segundo publicou nesta sexta-feira o jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", a carta foi escrita em termos muito explícitos e assinados por presidentes e vice-presidentes de 15 clubes do continente, entre eles Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus, Paris Saint-Germain e Manchester United.

"Somos firmemente contra qualquer potencial aprovação de um Campeonato do Mundo de Clubes reformado neste momento e confirmamos que nenhum clube da ECA participaria de uma competição deste tipo", afirma o texto.

De acordo com a carta, qualquer versão do Mundial "não seria aceitável" para os clubes europeus, dadas "as atuais competições e o calendário de jogo estabelecido até 2024".

Por isso, as equipes europeias solicitam à Fifa que "adie qualquer decisão sobre o Mundial de Clubes" até que as legítimas preocupações e interesses dos clubes europeus sejam atendidos de forma apropriada".

Infantino trabalha há meses neste projeto, que nesta sexta-feira será abordado pelo Conselho da FIFA em Miami e que conta com o apoio de investidores asiáticos e árabes, dispostos a desembolsar até US$ 25 bilhões para colocá-lo em andamento.

Sobre os planos concretos desta iniciativa, a única revelação feita até agora é a competição que contaria com 24 clubes de todo o mundo e seria realizado a cada quatro anos. A primeira edição ocorreria entre 17 de junho e 4 de julho de 2021. EFE