Topo

Tottenham e Ajax abrem as semifinais da Liga dos Campeões nesta terça-feira

Londres, 29 abr (EFE).- O Tottenham, esfacelado por inúmeros desfalques, e o Ajax, que vem merecendo a alcunha de "Demolidor de Gigantes", abrirão nesta terça-feira às semifinais da Liga dos Campeões, com duelo que acontecerá no novo estádio do time londrino, às 16h (de Brasília).

Classificados de maneira épica, ao despacharem o Manchester City do técnico espanhol Josep Guardiola, os 'Spurs' chegam para o jogo sem o atacante inglês Harry Kane, lesionado, o atacante sul-coreano Heung-Min Son, suspenso após ter sido o destaque da equipe nas quartas, entre outros.

A equipe, depois de passar pelo adversário local, perdeu duas vezes pelo Campeonato Inglês, para os próprios 'Citizens' e para o West Ham, neste sábado. Apesar dos resultados, a terceira colocação foi mantida, devido a tropeços dos concorrentes na briga por vaga na próxima 'Champions', Chelsea, Arsenal e Manchester United.

O Ajax, por sua vez, volta a disputar uma semifinal de Liga dos Campeões após 22 temporadas, com direito a despachar o Real Madrid, atual campeão, e a Juventus, do atacante português Cristiano Ronaldo, com vitórias no estádio Santiago Bernabéu e no Allianz Stadium, respectivamente.

Além disso, o time de Amsterdã ganhou uma força da federação local, que adiou a rodada do fim de semana do Campeonato Holandês, beneficiando assim a preparação para o técnico Erik ten Hag. O último jogo da equipe foi na última terça-feira, em vitória sobre o Vitesse por 4 a 2, que garantiu a liderança na tabela.

Na história das competições da Uefa, Tottenham e Ajax só se encontraram na edição 1981/1982 da Recopa Europeia, competição que envolvia os campeões das copas nacionais. Os duelos aconteceram logo na primeira fase, com o time inglês levando a melhor em ambos, por 3 a 1 em Amsterdã, e 3 a 0 em Londres.

Depois de despachar a equipe holandesa, o time que tinha os argentinos Osvaldo Ardiles, Ricardo Villa, o inglês Glenn Hoddle, entre outros, ainda eliminou o Dundalk, da Irlanda, e o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, até cair nas semifinais, diante do Barcelona.

Campeão da Recopa em 1962-1963 e da Copa da Uefa 1971-1972 e 1983-1984, os 'Spurs' não alcançavam qualquer semifinal continental desde o ano em que ergueram taça pela última vez. Nesta temporada, a grande dificuldade será superar os desfalques, que fazem o técnico argentino Mauricio Pochettino remontar o 11 inicial a cada etapa.

Na ida das quartas de final, o comandante perdeu Kane e o meia inglês Dele Alli, que até retornou para o duelo de volta. Depois, veio a suspensão de Son, craque do Tottenham na visita ao Etihad Stadium. O lateral-direito marfinense Serge Aurier, o volante inglês Harry Winks e o meia argentino Erik Lamela também estão fora.

Além disso, o versátil zagueiro Jan Vertonghen e o volante Moussa Sissoko viraram dúvida, por causa de problemas físicos. Com tantas baixas, até mesmo o esquema tático é incógnita, já que Pochettino pode optar por atuar com três zagueiros, como no jogo com o West Ham.

Único brasileiro do elenco da equipe londrina, o meia-atacante Lucas Moura, ex-São Paulo, deverá aparecer entre os titulares.

Semifinalista da 'Champions' em 1996-1997, quando caiu diante da Juventus - algoz na final da temporada anterior - e não conseguiu ir à decisão, o Ajax só voltou a ficar entre os quatro melhores de torneio continental em 2016-2017, na Liga Europa. Após passar pelo Lyon, o time foi batido pelo Manchester United, que ergueu o troféu.

Com mais uma de muitas e históricas gerações de jovens jogadores, a equipe de Amsterdã vem enchendo os olhos de torcedores e fãs de bom futebol, pela técnica da equipe. Entre os destaques está o brasileiro David Neres, outro jogador revelado pelo Tricolor Paulista, que também deverá começar jogando.

Para o duelo desta terça-feira em Londres, o técnico holandês Erik ten Hag não tem desfalque, mas ainda está sem saber se contará com o lateral-direito marroquino Noussair Mazraoui, que sentiu lesão no jogo de volta com a Juventus. Caso não possa atuar, o holandês Joel Veltman reaparecerá entre os titulares.

O lateral-esquerdo argentino Nicolás Tagliafico, que cumpriu suspensão na vitória do Ajax na partida que aconteceu em Turim, estará de volta ao 11 inicial.

O jogo de volta, em Amsterdã, acontecerá no dia de 8 de maio, também às 16h (de Brasília). A outra semifinal, entre Barcelona e Liverpool terá primeiro encontro nesta quarta-feira, no estádio Camp Nou, e a volta em 7 de maio, no estádio Anfield Road.

Prováveies escalações:.

Tottenham: Lloris; Trippier, Alderweireld, Sánchez (ou Vertonghen) e Rose; Dier, Wanyama, Alli, Eriksen e Lucas Moura; Llorente. Técnico: Mauricio Pochettino.

Ajax: Onana; Mazraoui (ou Veltman), De Ligt, Blind e Tagliafico; De Jong, Van de Beek e Schöne; Neres, Tadic e Ziyech. Técnico: Erik ten Hag.

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Pau Cebrián Devís e Roberto del Palomar.

Estádio: Tottenham Hotspur Stadium, em Londres (Inglaterra). EFE

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente nesta notícia, Moussa Sissoko é francês, e não belga. O erro foi corrigido.