Topo

Arsenal vira contra Valencia e fica perto da final da Liga Europa

Lacazette comemora gol do Arsenal contra o Valencia - Reuters/Paul Childs
Lacazette comemora gol do Arsenal contra o Valencia Imagem: Reuters/Paul Childs

02/05/2019 19h21

O Arsenal venceu o Valencia por 3 a 1, de virada, no Emirates Stadium, com dois gols do atacante Alexandre Lacazette. O resultado aproximou os Gunners da final da Liga Europa.

O time inglês saiu atrás no placar, graças a gol marcado por Diakhaby no começo de partida. Entretanto, ainda no primeiro tempo, Lacazette marcou duas vezes e virou o jogo. Nos instantes finais, Aubameyang ainda assinalou o terceiro.

Na partida de volta, daqui a uma semana, no estádio Mestalla, os Gunners poderão perder por um gol de diferença. O Valencia terá que vencer por 2 a 0 ou por uma margem maior. Quem passar no duelo pegará Eintracht Frankfurt ou Chelsea na decisão, no dia 29 de maio, no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão.

O Arsenal teve hoje dois desfalques, o volante Ramsey e o meia Denis Suárez, que estão machucados. Entre os visitantes, as baixas também foram no meio de campo: os volantes Kondogbia, suspenso, e Coquelin, contundido, e o meia Cheryshev, também entregue ao departamento médico.

O confronto marcou alguns reencontros. O técnico da equipe londrina, Unai Emery, esteve à frente do Valencia de 2008 a 2012, enquanto o zagueiro Gabriel Paulista, titular dos Ches, teve passagem discreta pelos Gunners.

A equipe espanhola esboçou uma pressão inicial e abriu o placar aos dez minutos do primeiro tempo, em jogada ensaiada. Parejo cobrou escanteio para a segunda trave, Rodrigo cabeceou para o meio, e também de cabeça Diakhaby completou para a rede.

Atordoado, o time da casa quase levou o segundo aos 14. Parejo chutou de longe, Cech deu rebote, e Maitland-Niles recuou de cabeça. Gonçalo Guedes se antecipou ao goleiro tcheco, mas encobriu o travessão.

Aos poucos, os 'Gunners' se acalmaram e se organizaram, e o empate aconteceu aos 17. Lacazette fez ótima enfiada para Aubameyang, que acelerou, cortou o zagueiro e, ao perceber a saída de Neto, devolveu para o francês completar para o gol vazio.

A virada veio pouco depois, aos 24. Xhaka teve espaço e levantou entre os zagueiros para Lacazette, que cabeceou no canto. O goleiro brasileiro Neto caiu atrasado e até espalmou, mas a bola bateu na trave e cruzou a linha por centímetros, o que ficou comprovado com a ajuda da tecnologia.

Nesse momento, o jogo já era bastante favorável ao Arsenal, que poderia ter feito o terceiro aos 32. Xhaka cruzou com efeito, Aubameyang emendou de primeira e tirou tinta da trave.

Depois do intervalo, o Arsenal continuou mais presente no campo de ataque, mas quem levou perigo primeiro foi o Valencia, aos nove minutos. Aos nove minutos, Gonçalo Guedes cruzou e Rodrigo já estava pronto para cabecear, mas Koscielny se antecipou e cortou.

Aos 21, Lacazette teve tudo para chegar ao "hat-trick", mas os brasileiros dos visitantes o impediram. O camisa 9 chutou, Neto espalmou, e o rebote ficou com o próprio atacante, que foi bloqueado por Gabriel Paulista. Na resposta dos 'Ches', aos 27, Parejo fez enfiada precisa para Gameiro, que surgiu livre, mas parou em ótima saída de Cech.

A equipe espanhola parecia mais próxima do gol, mas quem voltou a marcar foi o Arsenal, ficando ainda mais perto da decisão. Aos 45 minutos, Neto afastou parcialmente, mas Kolasinac cruzou na medida para Aubameyang aparecer nas costas da zaga e emendar de primeira para a rede.