Topo

Presidente do COI destaca preparação de Tóquio a um ano da abertura dos Jogos

24/07/2019 06h38

Tóquio, 24 jul (EFE).- O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse nesta quarta-feira que "nunca viu uma cidade tão bem preparada" como Tóquio, a um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2020.

Bach disse isso durante seu discurso em um evento organizado na capital japonesa pelos responsáveis das próximas Olimpíadas para analisar a evolução dos preparativos para o evento, onde também participaram diferentes autoridades do país.

O presidente do COI destacou "o compromisso e a cooperação" das autoridades japonesas para 2020, e estava confiante de que, graças a isso, o evento será "um sucesso para o Japão e também para toda a comunidade olímpica".

Os Jogos de 2020 "serão para o mundo, organizados pelo Japão e por uma equipe estelar que inclui políticos, esportes e artistas", disse o dirigente alemão.

Bach também elogiou a capacidade das Olimpíadas "de ser o único evento capaz de unir todos os países do mundo nestes tempos frágeis em que vivemos".

No evento, haverá "atletas de 206 delegações de todos os países do mundo e uma equipe de refugiados", disse Bach, também afirmando que "mais da metade da população mundial" acompanhará as provas olímpicas.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Yoshiro Mori, destacou que não apenas Tóquio receberá as provas olímpicas, mas também "outros muitos municípios do Japão, e isso também é algo único na história dos Jogos Olímpicos".

Na mesma linha, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que também participou do evento, expressou seu desejo de que as Olimpíadas sirvam para impulsionar a economia do país e, em particular, a reconstrução e recuperação de áreas castigadas pelo terremoto e tsunami de 2011.

A contribuição dos Jogos Olímpicos para a economia nacional é estimada em cerca de US$ 300 bilhões desde o momento da escolha de Tóquio como sede olímpica até o ano de 2030, quando concluirá o período considerado dentro do "legado" das Olimpíadas, segundo um relatório do Governo Metropolitano de Tóquio.

O relatório sobre a evolução dos preparativos foi apresentado hoje dentro de um conjunto de eventos realizados pela organização Tóquio 2020 para marcar o início da contagem regressiva de um ano para a abertura dos Jogos.

As Olimpíadas de Tóquio serão realizadas entre os dias 24 de julho a 9 de agosto de 2020, enquanto os Jogos Paralímpicos acontecerão entre 25 de agosto e 6 de setembro. EFE