Topo

Colombiano faz história e conquista Tour de France pela primeira vez

Egan Bernal fez história no ciclismo mundial - Reprodução
Egan Bernal fez história no ciclismo mundial Imagem: Reprodução

28/07/2019 19h39

O colombiano Egan Bernal, da Ineos, deu para a América do Sul neste domingo o primeiro título geral do Tour de France, confirmado com a chegada dos competidores a Paris, em última etapa vencida pelo australiano Caleb Ewan, da Lotto Soudal.

Hoje, os competidores percorreram 128 quilômetros, entre Rambouillet e a Champs-Élysées, em desfecho marcado por uma espécie de desfile. Apenas nos metros finais, os 'sprinters' disparam atrás de uma vitória final, o que não muda a classificação final.

Bernal terminou a competição um minuto e 11 segundos na frente do britânico Geraint Thomas, companheiro e de equipe e campeão do Tour no ano passado. O holandês Steven Kruijswijk, da Team Jumbo-Visma, chegou em terceiro e completou o pódio.

Pouco depois de cruzar a linha de chegada, o vencedor da competição não escondeu a emoção pela vitória histórica, a primeira de um ciclista da América do Sul na principal prova da modalidade.

"É uma felicidade que não pode ser descrita. É nosso primeiro Tour de France. Foram muitas edições, muitos colombianos tentaram, tiveram conquistas, mas o Tour não chegava. A Colômbia merecia", comemorou Bernal, de 22 anos.