Tóquio-2020 vai propor que maratona olímpica seja disputada na madrugada
O governo de Tóquio vai propor que a maratona dos Jogos Olímpicos de 2020 comece às 3h (hora local) depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou planos de transferir a disputa para Sapporo, no norte do Japão para evitar as altas temperaturas da capital.
A informação foi veiculada hoje pela agência de notícias "Kyodo", que aponta que fontes do governo da Área Metropolitana de Tóquio revelaram a ideia de propor a medida ao COI, em resposta à proposta realizada pela entidade na semana passada.
"A transferência para Hokkaido implicará em uma diminuição significativa da temperatura para os atletas", apontou, em comunicado o COI, que destacou que na cidade do norte, as temperaturas na época dos Jogos são até seis graus mais baixas durante o dia, em comparação com Tóquio.
O governo de Tóquio, no entanto, propôs antecipar o início da maratona e da marcha de 50 km para às 3h (hora local) ou 5h (hora local), com o objetivo de que as provas não sejam transferidas para o norte do arquipélago japonês.
A preocupação com as altas temperaturas já levou à organização a antecipar o início da maratona feminina e masculina para às 6h (hora local), respectivamente nos dias 2 e 9 de agosto.
O intenso calor registrado no durante o verão de Tóquio tem sido uma das principais dores de cabeça para a organização dos Jogos Olímpicos. As medidas implementadas até agora, não se mostraram suficientes para o COI.
Representantes do Comitê Olímpico Internacional, da organização dos Jogos e do governo local devem se reunir na próxima semana para discutir a situação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.