Topo

Infantino, Haggerty e Yamashita são novos integrantes do COI

10.jan.2020 - Yasuhiro Yamashita, David Haggerty, Gianni Infantino e Thomas Bach em evento do COI - Fabrice Coffrini / AFP
10.jan.2020 - Yasuhiro Yamashita, David Haggerty, Gianni Infantino e Thomas Bach em evento do COI Imagem: Fabrice Coffrini / AFP

10/01/2020 17h38Atualizada em 13/01/2020 14h14

O suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa, o americano David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), e o japonês Yasuhiro Yamashita, presidente do comitê olímpico de seu país, são a partir de hoje novos integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Infantino, Haggerty e Yamashita foram propostos como membros no dia 5 de dezembro pelo Comitê Executivo e confirmados nesta sexta-feira durante a 135ª Sessão do COI, em Lausanne, na Suíça. Os três entram para o organismo com base em suas posições nas federações ou comitês.

Todos eles passaram por uma exigente revisão ética do comitê internacional para descartar incompatibilidades e dúvidas em seus históricos.

Infantino é presidente da Fifa desde fevereiro de 2016. Em junho de 2019, foi reeleito para um segundo mandato que vai durar até 2023. Haggerty se tornou presidente da ITF em 2015 e também foi reeleito em setembro passado.

Já Yamashita foi eleito presidente do Comitê Olímpico Japonês em junho passado, substituindo Tsunekazu Takeda, que foi envolvido em um escândalo envolvendo a suposta compra de votos para que Tóquio fosse escolhida sede dos Jogos Olímpicos deste ano. Ele foi campeão olímpico de judô em 1984, em Los Angeles.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no último parágrafo do texto, Yasuhiro Yamashita foi campeão olímpico de judô em 1984 em Los Angeles, e não em Londres. A informação foi corrigida.