Topo

Barcelona confirma demissão de Valverde e anuncia ex-Bétis como novo técnico

13/01/2020 19h40

Barcelona, 13 jun (EFE).- O Barcelona anunciou nesta segunda-feira a contratação de Quique Setién para substituir Ernesto Valverde como técnico do clube até junho de 2022.

Depois de dois anos e quase oito meses no cargo, Valverde é o primeiro técnico demitido pelo Barcelona desde 2003, quando Louis van Gaal concluiu sua segunda passagem pelo clube.

O agora ex-técnico deixa o cargo com o time na liderança do Campeonato Espanhol, um resultado insuficiente para mantê-lo no comando do Barcelona.

A derrota na semifinal da Supercopa da Espanha para o Atlético de Madrid antecipou uma decisão que já era esperada desde maio do ano passado, quando o Barcelona caiu para o Liverpool, em uma virada impressionante, nas semifinais da Liga dos Campeões.

Valverde tinha contrato com o Barcelona até o fim da atual temporada. O contrato dele, porém, tinha uma cláusula que previa uma extensão do vínculo até junho de 2021.

O substituto de Valverde será Setién, que treinou o Bétis no ano passado. Confirmado pelo clube, ele será apresentado no Camp Nou amanhã, por volta das 14h30 (horário local; 10h30 em Brasília).

O agora ex-técnico do Barcelona soube que seria demitido na manhã desta segunda-feira após comandar um treino com o elenco. Depois da atividade, ele se reuniu com o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, por quase duas horas.

Valverde deixou o centro de treinamento do Barcelona sorridente, sem conversar com a imprensa. Enquanto isso, o representante do técnico se reunia com Bartomeu para acertar detalhes de sua saída.

À tarde, o presidente do Barcelona foi ao Camp Nou para uma reunião com o restante da diretoria do clube. O assunto a ser debatido era, claro, a demissão de Valverde, algo que já estava decidido antes de o encontro começar.

Os diretores, então, debateram qual seria o melhor nome para assumir o comando do clube. Setién foi visto como o mais capacitado a manter a filosofia do clube, especialmente por já ter expressado publicamente gostar muito do estilo de jogo adotado pelo Barcelona.

Uma das declarações mais reveladoras de Setién foi sobre Johan Cruyff. O novo comandante do Barcelona, que foi jogador, chegou a dizer que trocaria um dedo para ser treinado pela lenda holandesa.

Setién assinará contrato até junho de 2022, uma duração maior do que a esperado, já que o Barcelona elegerá um novo presidente um ano antes. Bartomeu não poderá ser candidato à reeleição.

Bartomeu concederá entrevista coletiva ao lado do secretário técnico do Barcelona, Eric Abidal, para dar detalhes sobre a recente crise enfrentada pelo clube. O novo técnico será apresentado na sequência. EFE