Dirigente de Tóquio 2020 propõe mudar encerramento dos Jogos Olímpicos
O presidente do comitê local dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, que acontecerão no próximo ano em Tóquio, no Japão, propôs o cancelamento de dois atos simbólicos para reduzir gastos relativos aos eventos poliesportivos, adiados por causa da pandemia da Covid-19.
Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal "Nikkan Sports", Yoshiro Mori sugeriu que não fossem realizadas a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, assim como a Cerimônia de Abertura dos Paralímpicos.
O dirigente esportivo, além disso, garantiu que não existe possibilidade de um novo adiamento nos eventos, assim, se não for possível realizá-los nas datas programadas, a única solução será o cancelamento de ambos.
Cerimônia Única
Mori propõe que haja apenas uma única Cerimônia de Abertura, no dia 23 de julho, e uma de Encerramento geral, em 5 de setembro. O presidente do Comitê Local, no entanto, admite ser uma mudança drástica e difícil, já que precisaria do apoio dos Comitês Olímpico e Paralímpico.
"Espero que todos os envolvidos entendam que o adiamento para 2021 é o primeiro na história das Olimpíadas", afirmou o dirigente, que explicou não saber exatamente o custo financeiro da alteração da data dos eventos, provocada pela pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
Na entrevista publicada hoje, Mori definiu os Jogos como "Olimpíadas dramáticas", devido a crise provocada pelo patógeno, que surgiu na China e, em poucos meses, se espalhou por todo o mundo.
O dirigente, inclusive, deixou claro que não vê espaço para novas mudanças no calendário das duas competições, admitindo que, em caso de impossibilidade de disputa, a próxima medida deverá ser definitiva.
"Se for assim, serão cancelados. Por isso, se trata de jogar com a sorte", afirmou.
Inicialmente, a Abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho de 2021, e o Encerramento para 8 de agosto, ambas no Estádio Nacional de Tóquio, onde também acontecerão os eventos que iniciam e concluem os Paralímpicos, em 24 de agosto e 5 de setembro do mesmo ano, respectivamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.