Jogadores e dirigente que se curaram da covid-19 doam plasma na Bolívia
O presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Marcos Rodríguez, e alguns jogadores do país, que se curaram da infecção pelo novo coronavírus, doaram plasma sanguíneo hiperimune para ser usado no tratamento contra a covid-19, aprovado pelas autoridades sanitárias nacionais.
A doação mais recente foi feita por Rodríguez, que se recuperou da doença e hoje doou plasma ao técnico do Palmaflor, da primeira divisão boliviana, Humberto Viviani, de acordo com informações do clube.
Viviani foi internado em uma clínica em Cochabamba com covid-19, e ontem a sua família iniciou uma campanha pedindo doações de plasma através do Facebook. A convocação foi atendida por Rodríguez, que assumiu a presidência da FBF de maneira interina após a morte de César Salinas, no último domingo, infectado pelo vírus SARS-CoV-2.
O dirigente não é a única pessoa a ter se solidarizado. Antes dele, também doaram plasma o goleiro da seleção boliviana e do Always Ready, Carlos Lampe, e o meio-campista Moisés Villarroel, do Jorge Wilstermann, que foi o primeiro jogador da divisão profissional a dar positivo para a doença.
Outros jogadores que se recuperaram e manifestaram a vontade de doar são Alex Pontons, do Real Santa Cruz, Marcos Andía, do Guabirá, e José Gabriel Ríos, do Aurora. Alguns clubes, como o Blooming, realizaram campanhas convocando torcedores a também tomarem a iniciativa.
O último relatório oficial sobre a covid-19 na Bolívia, um país com 11,5 milhões de habitantes, relata 2.218 mortes e 60.991 infecções.
No meio futebolístico, há casos ativos em clubes como Always Ready, Real Santa Cruz, Guabirá, Aurora e The Strongest, assim como ex-jogadores como Julio César Baldivieso e William Ramallo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.