Jornal do Vaticano se pronuncia contra Superliga europeia de futebol
Cidade do Vaticano, 20 abr (EFE).- O jornal "Osservatore Romano", do Vaticano, manifestou-se contra a Superliga europeia, uma iniciativa de 12 clubes para criar um campeonato de futebol próprio e romper com a confederação continental, a Uefa, e pediu para que a influência do dinheiro no esporte seja diminuída.
"O dinheiro, muito dinheiro, muitas vezes acaba arruinando tudo, mesmo as coisas mais belas. Porque o dinheiro dá a possibilidade de comprar tudo ou quase tudo, é o oposto dos sonhos", começa o artigo, anunciado na primeira página do jornal do Papa.
Na mensagem, assinada por Gaetano Vallini, o Vaticano chama o projeto dos 12 clubes de "irrefletido" e destaca a capacidade do dinheiro de "arruinar tudo", inclusive o futebol. O texto ainda critica a iniciativa por excluir equipes mais modestas a troco de mais retornos financeiros.
"Mais do que um círculo exclusivo - com o melhor sempre junto com o melhor - o que acaba de ser apresentado parece ser um grupo exclusivo, já que o futebol, como esporte, deveria ter a inclusão como um de seus valores cardeais", lê-se no artigo, intitulado "Na Superliga dos ricos, só o esporte perde".
Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Milan, Juventus, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Tottenham tentam uma "emancipação" para montar a própria liga, mas encontram forte resistência na Uefa, além da reprovação de alguns jogadores e torcedores.
"A esperança é que se possa encontrar uma maneira de parar esta tentativa irrefletida que, além de varrer a pouca credibilidade que ainda resta no mundo do futebol, ameaça causar danos incalculáveis a todo o setor, dado o suposto declínio do interesse nos campeonatos nacionais e copas europeias", afirma Vallini no texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.