Topo

Morre empresario francês Bernard Tapie aos 78 anos

03/10/2021 21h26

Paris, 3 out (EFE).- O empresário francês Bernard Tapie, conhecido por ter comprado e vendido a marca Adidas e por ter presidido a Olympique de Marselha, morreu neste domingo aos 78 anos de idade, vítima de câncer de estômago do qual sofria desde 2017, segundo familiares.

"Dominique Tapie e seus filhos estão infinitamente tristes ao anunciar a morte de seu marido e pai, Bernard Tapie, neste domingo, 3 de outubro, às 8h40 (local, 3h40 de Brasília), como resultado de um câncer", informou a família do empresário em um comunicado divulgado à imprensa.

Tapie, um homem de mil rostos que ao longo de sua vida liderou empresas, grupos de mídia, foi apresentador de televisão, deputado francês e deputado europeu, esteve no centro das atenções nas últimas décadas por seu envolvimento em vários escândalos legais. Entre eles, a polêmica compra da Adidas, que envolveu a ex-chefe do Fundo Monetário Internacional Christine Lagarde, mas também sua gestão de várias empresas.

Além disso, em 1994, ele foi proibido de ocupar qualquer posição gerencial no Olympique de Marselha por irregularidades financeiras e esportivas durante seu mandato.

Apesar de sua condição física ter se deteriorado nos últimos meses, Tapie continuou aparecendo na imprensa para comentar sobre questões políticas atuais. Em abril, o magnata foi vítima de um roubo e agressão em sua casa, onde ele e sua esposa foram amarrados e espancados pelos ladrões, que fugiram com joias e relógios.

No mês seguinte, Tapie se recusou a recorrer da última decisão no caso contra ele por fraude de arbitragem da Adidas. Ele recebeu 403 milhões de euros em danos em 2008, mas houve apelação da decisão, o empresário foi acusado de fraude, e seus bens foram apreendidos por suposto tratamento favorável.

Na ocasião, seu filho Laurent explicou o motivo de sua demissão: "Novos tumores apareceram, as possibilidades estatísticas são terríveis". EFE