Topo

Paris Saint-Germain

Técnico e diretor do PSG impõem novo modelo de disciplina no vestiário

Jogadores do PSG comemoram gol marcado por Messi contra o Kawasaki Frontale - Paris Saint-Germain Football/PSG via Getty Images
Jogadores do PSG comemoram gol marcado por Messi contra o Kawasaki Frontale Imagem: Paris Saint-Germain Football/PSG via Getty Images

21/07/2022 15h40

O novo técnico do Paris Saint-Germain, o francês Christophe Galtier, e a direção esportiva impuseram um modelo de disciplina muito mais exigente no vestiário, com uma ética de trabalho mais presente e a obrigatoriedade de melhorar a convivência.

Galtier e o diretor esportivo do clube, o portugués Luis Campos, buscam criar um autêntico espírito de equipe e diminuir o individualismo de algumas estrelas, segundo informam nesta quinta-feira os jornais "L'Equipe" e "Le Parisien".

O horário de chegada ao centro de treinamento Camp des Loges está previsto entre 8h30 e 8h45 para permitir que o plantel tome o café da manhã em conjunto.

Quem chegar atrasado sem autorização prévia ou justificativa válida não será autorizado a se juntar ao grupo e terá de voltar para casa.

Está proibido o uso de celular durante o café da manhã e o almoço, de modo a permitir que os jogadores conversem uns com os outros e desenvolvam um clima positivo.

Além disso, os jogadores serão incentivados a se misturarem, evitando os grupos mais ou menos fechados que se formaram nos últimos anos por causa do idioma ou da cultura.

Por fim, o documento ético que os jogadores assinam ao chegarem ao PSG, detalhando os seus deveres e obrigações, agora está mais detalhado e preciso. O objetivo final destas medidas é estimular uma mentalidade coletiva e evitar o individualismo, de acordo com os relatórios.

"L'Equipe" frisa que Neymar, "às vezes excessivamente" criticado pela indisciplina, especialmente nos atrasos para o treino, manteve um comportamento "exemplar" nos primeiros dias da pré-temporada (até o PSG ter iniciado a sua turnê japonesa no fim de semana passado).

"Le Parisien" informa que os dirigentes do clube parisiense estão "muito satisfeitos" com os resultados que a nova disciplina gerou nos bastidores, mas advertem que "resta saber se vai durar toda a temporada".

Paris Saint-Germain