Topo

Campeão da NBA e ídolo espanhol, Pau Gasol se aposenta do basquete

Pau Gasol bicampeão da NBA com o Lakers ficaria honrado em ver sua camisa aposentada no Staples Center - Lisa Blumenfeld/Getty Images
Pau Gasol bicampeão da NBA com o Lakers ficaria honrado em ver sua camisa aposentada no Staples Center Imagem: Lisa Blumenfeld/Getty Images

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

05/10/2021 13h35

Um dos grandes nomes de todo o basquete europeu, Pau Gasol anunciou nesta terça-feira (5) a sua aposentadoria do basquete. Em uma conferência, o agora ex-jogador tornou oficial a sua decisão já imaginada por algum tempo:

- Estou aqui para anunciar que me retiro do basquetebol profissional. É uma decisão difícil, mas pensada. Queria acabar a jogando e a desfrutando, não com muletas. Sou muito agradecido por ter sido no Barça e por poder disputar os meus quintos Jogos Olímpicos com a Seleção - disse Gasol.

Em sua longa carreira de 19 anos, Pau Gasol conquistou duas vezes o título da NBA pelo time do Los Angeles Lakers em 2009 e 2010, além de seis vezes all-star. Segundo informações de Shams Charania, os Lakers planejam aposentar o número 16 de Gasol. Fazendo uma grande parceira com Kobe Bryant que era até mesmo fora das quadras, ele fez questão de mencionar o amigo em sua despedida:

- Quero fazer uma menção especial a Kobe Bryant. Eu gostaria muito que ele estivesse aqui, mas às vezes a vida é muito injusta. Ele me ensinou como ser um líder melhor, um competidor melhor, o que significa ser um vencedor - declarou.

Pau Gasol teve início em sua carreira jogando pelo Barcelona, clube da cidade de onde ele é nascido, e fez sua estreia no time principal em 1999 até 2001 quando foi draftado pelo Atlanta Hawks que logo o trocou pelo Memphis Grizzlies. Em sua primeira temporada na NBA, ele se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o prêmio de novato do ano e foi se destacando até em 2008 ser negociado com o Los Angeles Lakers.

Jogando por sete temporadas na Califórnia, Gasol foi bicampeão com os Lakers ao lado de Kobe Bryant, sendo em 2010 a série histórica contra o Boston Celtics. Depois de escrever o seu nome em Los Angeles, o espanhol passou por Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Milwaukee Bucks, mas sem brilhar como nos Lakers e em 2020 ele retornou para o Barcelona.

Na seleção espanhola, Gasol fez parte de uma geração vencedora. Foram cinco Olimpíadas disputadas, sendo a última em Tóquio, conquistando prata em Pequim e Londres, além de bronze no Rio. Com a Espanha, conquistou três vezes o campeonato europeu de basquete e teve mais duas pratas e duas vezes terceiro colocado. Em copas do mundo, Gasol foi campeão em 2006 e foi eleito MVP da competição.