Topo

Fórmula 1

Alonso quebra recorde de 2014 em treino classificatório e revela: 'Fiquei surpreso'

"Passamos do Q2 com o pneu médio e isso não é um luxo que normalmente temos", disse o piloto espanhol - Dan Istitene - Formula 1 via Getty Images
"Passamos do Q2 com o pneu médio e isso não é um luxo que normalmente temos", disse o piloto espanhol Imagem: Dan Istitene - Formula 1 via Getty Images

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

09/10/2021 12h41

Fernando Alonso largará em 5° no domingo, 10, no GP da Turquia, após classificar em 6° na manhã de hoje. O ganho de uma posição para o piloto espanhol é consequência da punição de dez posições para Lewis Hamilton, que larga em 11º.

O espanhol repetiu a colocação do treino livre 3, realizado sob chuva, e conseguiu seu melhor tempo no fim de semana com 1m23s477 no Q3. Isso coloca o número 14 do grid a pouco mais de um décimo de segundo de Pierre Gasly, mas foi o suficiente para ficar a frente, por exemplo, de Sergio Perez (7º) e Lando Norris (8º).

Na corrida de Istambul, com a punição de Hamilton, será a primeira vez desde o GP do Japão em 2014 que Alonso largará entre os cinco primeiros. Nesta temporada, sua melhor classificação também foi um sexto lugar, na última etapa, em Sochi. O bom desempenho no classificatório na Turquia foi uma surpresa até mesmo para o piloto:

"Foi muito bom, achei que o carro estava rápido hoje e em todos os tipos de pneus. Passamos do Q2 com o pneu médio e isso não é um luxo que normalmente temos, já que na maioria das vezes temos que ir de pneus macios para conseguir passar para o Q3. Hoje o carro foi rápido mas claro que os pontos são conquistados amanhã. Não significa nada mas ainda assim é uma boa posição de início."

Apesar da chuva no fim da corrida em Sochi, Alonso conseguiu manter até o fim sua sexta colocação, conquistando mais oito pontos para o Campeonato de Pilotos. O desempenho coloca o espanhol com 58 pontos na tabela, apenas oito atrás de Pierre Gasly, da 'rival' AlphaTauri. Agora, na Turquia, há a dúvida se conseguirá manter a vantagem sobre, por exemplo, a McLaren:

"[Sobre o ritmo de corrida] Veremos amanhã. Também fiquei surpreso com nossa competitividade no classificatório. Acho que a corrida é diferente. Eles [McLaren] são um time consistente e são fortes nos domingos. Veremos se conseguimos manter a posição. Penso que o maior desconhecimento é a degradação dos pneus. Ontem não tivemos informação suficiente no clima, vimos hoje quanto a pista demora pra secar e dependendo amanhã podemos até começar com a pista molhada se chover antes do início."

Sobre o clima, se esperava um classificatório com chuva (inclusive com um gráfico da Fórmula 1 indicando 100% de chuva durante a sessão), algo que acabou não acontecendo, pelo menos não com uma chuva que afetasse o circuito. No entanto, como Alonso descreveu, a pista na Turquia demora a secar. Já no domingo, não é previsto chuva durante a corrida, mas se a água cair pouco antes do evento, pode afetar a largada.

De qualquer maneira, a largada está programa para às 9h, horário de Brasília, do domingo, dia 10. Fernando Alonso e a Alpine esperam segurar alguns carros fortes que vão largar atrás no grid (como Norris, Perez, Ricciardo, Hamilton e Sainz) para manter a vantagem no Campeonato de Construtores sobre a AlphaTauri. Atualmente, a diferença é de 19 pontos na disputa pelo quinto lugar.

Fórmula 1